Jesus traz o perdão dos pecados

Quinta, 05/Julho/2018 – Ano B – Evangelho São Marcos.

13ª: Semana T. Comum – Reflexão sobre Palavra Deus.

Pe. Cássio Santos, CSS – Santuário N. Senhora Fátima – Palmas-TO.

 

Semeando a Palavra de Deus.

“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” (Mateus 9,2).

 

Leituras do dia – 1ª: Amós 7,10-17 – Salmo: 18(19) – Evangelho: Mateus 9,1-8.

 

Hoje somos convidados a contemplarmos, no evangelho do dia, a misericórdia do Senhor. O relato bíblico nos mostra um paralítico deitado numa cama. Ora, já sabemos que no contexto bíblico, a enfermidade tinha forte relação com o pecado. Se alguém se encontrava doente, certamente, tinha cometido pecados leves ou graves. Podemos pensar que a paralisia era conseqüência de pecados graves. Jesus contempla, primeiramente, a fé dos que acompanham o paralítico. Diz o texto: “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” (v.2). Jesus trata o paralítico com ternura e carinho. Chama-o de “filho”. A cura começa de dentro para fora. Jesus toma a iniciativa de curar o paralítico. Eles não pedem a cura a Jesus. Mas, se estão próximos de Jesus é porque buscam a cura para o paralítico, que não tem nome, é identificado de acordo com a enfermidade. Jesus tem poder para perdoar pecados. E aqui que se manifesta a misericórdia de Deus para com a humanidade pecadora. O salmo 130(129) nos lembra que na presença de Deus se encontra o perdão: “Mas em ti se encontra o perdão, para seres venerado com temor. Espero no Senhor, minha alma espera na sua palavra. Israel espere no Senhor, porque junto ao Senhor está à misericórdia, e junto dele é copiosa a redenção. Ele vai redimir Israel de todas as suas culpas” (vv 4.7-8). Jesus tem poder de perdoar pecados, porém, é questionado pelos mestres da lei. Então, Jesus prova que tem poder para perdoar pecados curando o paralítico e disse: “Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados, – disse, então, ao paralítico – Levanta-te, pega tua cama e vai para a tua casa” (v. 6). Diante deste caso, peçamos ao Senhor a graça do perdão sobre nossos pecados. Que não sejamos paralisados por causa de nossos pecados que muitas vezes, pesam a nossa consciência, tirando a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus. Sejamos, portanto, pessoas de fé. Tenhamos fé que Jesus tudo pode a nosso favor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *