Informativo Mensal - Mês de Setembro de 2018

Informativo Mensal – Setembro de 2018

Informativo Mensal - Ano XXXIX - n.º 517 - Setembro 2018

PENSAMENTO DO MÊS

        Não se pode duvidar de que a Palavra de Deus, revelada nas Escrituras e na Tradição, é a única regra infalível de nossa fé, esperança e caridade, se desejarmos encontrar a verdade e conseguir a salvação. Que acontecerá, então, ao povo pobre e iletrado, que não sabe ler a Escritura? Aos letrados bastaria somente ler as Escrituras? É evidente que não. Para os letrados e analfabetos é necessário, então, o Magistério da Igreja.

       A Igreja tem autoridade para ensinar a palavra de Deus, explicá-la e definir seu sentido verdadeiro. O iletrado, portanto, não se desespere. A Igreja Católica é mestra visível e universal. O letrado não seja presunçoso. A Igreja Apostólica Romana é a juíza igualmente infalível e suprema. Poderá alguém, por acaso, achar que é suficientemente sábio, bastando-lhe a perspicácia de seu raciocínio? Diz S. Agostinho: “nós cremos para poder conhecer e não conhecemos para poder crer”. Ora, o que é a fé, senão acreditar naquilo que não se vê?

        Poderá alguém, por acaso, pensar que é suficientemente santo, bastando-lhe apenas suas inspirações particulares?

        Procuremos evitar estas orgulhosas tentações, exclama ainda S. Agostinho; o próprio Apóstolo Paulo, embora instruído pela voz de Deus e do Espírito Santo, foi enviado a um homem para aprender o que deveria fazer; como também, Cornélio foi confiado a S. Pedro, para ouvir de sua boca o que deveria crer, esperar e amar.

        Devemos depender dos pastores legítimos, que o Espírito Santo colocou para orientar a Igreja de Deus, e deles, esperar que a palavra de Deus, revelada ou nas Escrituras ou na Tradição, seja explicada e definida, em seu sentido autêntico, como regra única e infalível de nosso pensar e agir. Ao segui-las, fiel e constantemente, chegaremos ao conhecimento da verdade e à posse da bem-aventurança sobrenatural e eterna, que esperamos em Deus e com Deus.

A Gramática de Pe. Gaspar


ANIVERSARIANTES

11 – Pe. Eriberto Xavier dos Santos

12 – José Vítor da Conceição Borges (professo temporário)

13 – Pe. José Aílton Teodoro

18 – Ir. Jean-Jacques Kadio Kassi (professo temporário)

19 – Pe. Josinaldo Filomeno da Silva

22 – Pe. Roger Evangelista Rodrigues

27 – Pe. José Romualdo Degásperi

30 – Alef Miguel Ramos dos Santos (professo temporário)

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

12 – Pe. Cássio Roberto de Moura Santos (2009)

12 – Pe. Bruno Henrique Silva Cunha (2015)

12 – Pe. Edson Márcio Pereira (2015)

12 – Pe. Márcio Antônio da Silva (2015)

18 – Pe. Divino Ribeiro Viana (2011)

20 – Pe. Fábio Enrique de Souto (2008)

21 – Pe. Jaílson Dias dos Santos (2002)

25 – Pe. Idelfonso Braz dos Santos (2010)

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 30/09/2008 – Pe. Oswaldo Tagliari


REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

        Aconteceu, em Goiânia-GO, no dia 08 de agosto, na Cúria Provincial, mais uma reunião ordinária do Governo de nossa Província. Com uma longa pauta a ser trabalhada, foram debatidos e encaminhados, os seguintes temas:

a) Avaliou, como positivo, o Encontro dos Estudantes e Formadores Estigmatinos, ocorrido em Morrinhos-GO;

b) Aprovou, para a renovação dos votos de pobreza, castidade e obediência, os estudantes: Herman Assanwou Brice e Jean Jacques Kadio Kassi. A celebração, acontecerá em Belo Horizonte, no dia 08 de setembro;

c) Avaliou a Missão Popular Estigmatina, na Diocese de Itumbiara, e definiu pela continuidade do Projeto de Missão, com data e local a serem definidos, entre a coordenação Missionária Provincial e a Diocese;

d) Avaliou, sistematicamente, a situação financeira da Província, com relação à ASPLA, que passa por um momento extremamente delicado;

e) Fez os devidos encaminhamentos, na organização do Plano Trienal Provincial 2018-2021.

        Roguemos a Deus, pela intercessão do Fundador, que todo esforço e empenho da Província e de cada um em particular, possam produzir os frutos desejados, para o bem da Congregação e da Igreja.


ECONOMIA PROVINCIAL

        Por determinação dos Capitulares do XIV Capítulo Provincial e, em solidariedade com a realidade econômica atual, ficou estabelecido que todas as treze Paróquias da Província destinem 5% do resultado financeiro da Festa Patronal, para o Caixa central.

        Solicitamos aos Párocos, que possuem o controle financeiro das Paróquias, que conscientizem os Conselhos Econômicos e façam esse repasse com fidelidade.

        Agradecemos àqueles que já o fizeram; isso demonstra sinal de gratidão e sensibilidade para com a nossa Congregação Religiosa, cujo maior sinal de pertença, é a partilha.


POSSE DO NOVO PÁROCO

        Em celebração Eucarística, presidida por D. Edson José Oriolo dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte –MG. tomou posse, como Pároco da Paróquia São Gaspar Bertoni, o Pe. João Batista Irias dos Santos, CSS.

        A celebração, teve início às 19 horas, do dia 08 de julho de 2018, na Igreja Nossa Senhora Aparecida e contou com a participação de muitos paroquianos.

        Rogamos a Deus, que derrame sobre o Pe. João Batista Irias dos Santos, profusas graças e bênçãos, para que possa bem desempenhar sua atividade pastoral.


MISSÕES POPULOARES ESTIGMATINAS

        Aconteceu, nos dias 22 a 29 de julho, as Missões Populares Estigmatinas, nas cidades de Cromínia, Mairipotaba e Professor Jamil.

O “Projeto Missão Diocese de Itumbiara” realizou-se, pela primeira vez, no norte da Diocese, com a presença de vários Missionários. Foi, ao todo, uma Equipe Missionária de 15 padres, (sendo 11 Estigmatinos e 04 Diocesanos), 20 Seminaristas, 03 Diáconos e 16 Leigos, de Paróquias da nossa Província. Os Missionários de Belo Horizonte, o Diácono Eudes e Raimunda, tiveram que retornar, por conta de um acidente que sofrerem no caminho.

        As celebrações litúrgicas foram bem preparadas com várias temáticas, envolvendo todos os fiéis. Foram celebradas, durante a semana missionária, Missas com as temáticas da Juventude, Família, Enfermos, Vocação e o momento voltado às crianças.  O ponto alto das Missões, foi a visita às famílias, além dos Mutirões de confissão, via sacra, visitas ao comércio, às autoridades e aos enfermos.

        O encerramento, ocorreu nas dependências do Ginásio de Esportes de Cromínia, com a Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Fernando Brochini CSS, com a presença dos Padres Estigmatinos da Província São José e Santa Cruz, e a colaboração dos Missionários das Paróquias Estigmatinas dos Estados de: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além dos fiéis das Paróquias: Santa Bárbara(Cromínia), São Sebastião(Mairipotaba) e Nossa Senhora do Carmo (Professor Jamil), que contribuíram para bom êxito das missões de 2018. Logo após, foi servido um delicioso almoço para todos os fiéis presentes à Missa, no Salão Paroquial.


ENCONTRO DOS ESTUDANTES

      Nos dias 30 de julho a 01 de agosto, aconteceu o Encontro dos Estudantes da Província São José, em Morrinhos-GO. O grande objetivo, deste encontro, foi: possibilitar a interação entre os estudantes das diversas etapas da nossa formação. Estiveram presentes, todos os estudantes e formadores das etapas do Propedêutico, da
Filosofia e da Teologia. Estiveram ausentes, apenas os noviços, por motivo de compromissos já assumidos.

        O encontro iniciou, na segunda pela manhã, com uma bonita partilha da experiência Missionária, vivida em Professor Jamil, Cromínia e Mairipotaba. Todos, partilharam com muita alegria, sobre tudo que vivenciaram na Semana Missionária. À tarde, fomos a Ituiutaba-MG, participar da Missa de corpo presente e do sepultamento
do nosso querido e amado Pe. Dálton Chaves. Deus dê o descanso eterno ao nosso confrade. À noite, tivemos o nosso binguinho, com a presença da Pastoral Vocacional e dos Leigos Estigmatinos, das duas Paróquias de Morrinhos. Tivemos, também, a presença dos padres: Adriano José dos Santos, Superior Provincial, Roger Evangelista Rodrigues, Wenderson da Silva Nascimento e João Batista Irias dos Santos.

        Na terça, pela manhã, aconteceu a Formação, com nosso confrade Pe. Silvanir Fagundes de Oliveira, sobre o Sínodo da Juventude, momento de estudo e partilha. Obrigado pela ajuda generosa! Após o almoço, dedicamos o tempo para o momento de brincadeiras e jogos. As 18h30 celebramos a Eucaristia, presidida pelo nosso Superior Provincial, Pe. Adriano José dos Santos e, à noite, tivemos a Noite Cultural, com apresentação cultural de todas as Casas de Formação.

        Na quarta, de manhã, tivemos o delicioso café de manhã e, logo em seguida, retornamos para nossas casas, com muita alegria e disposição de servir a Deus. Agradecemos, de coração, a acolhida da comunidade religiosa e paroquial de Morrinhos. Deus lhes pague, por tudo!

        Que São Gaspar, nos proteja sempre e nos ajude, em nossa Caminhada Vocacional.


VISITAS PASTORAIS DO CEP

        Aconteceu, de 10 a 13 de agosto de 2018, a visita do Animador Vocacional Provincial: Professo Wesley Souza Dias Barroso, à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos-GO. No dia 10, à noite, se reuniu com a Equipe Vocacional Paroquial (EVP), na casa dos coordenadores, o casal Jair e Jeane. Também esteve presente em nosso encontro, o Nucleador Vocacional Local, Pe. Jarbas Rodrigues Matos. O encontro, teve início com um momento de oração. Após a oração, houve um momento de conversa, de escuta e formação. O Professo Wesley Dias, abordou os desafios da Vida Religiosa Consagrada nos dias de hoje, bem como, do Serviço de Animação Vocacional,
destacou, a importância da unidade da Equipe, a presença junto à Juventude e Pastorais afins.

        Agradeceu, o planejamento e a execução das atividades, tendo em vista uma promoção da Cultura Vocacional. Por fim, o Professo Wesley Dias agradeceu: o empenho de cada membro, na vivência de sua vocação, no trabalho desenvolvido e enfatizou a necessidade da perseverança e fidelidade no Serviço de Animação Vocacional. Encerramos, nosso Encontro, com um delicioso jantar. No dia 11, à tarde, o Professo Wesley Dias se reuniu com a Catequese, onde falou sobre Vocação, sobre a importância do “vocacionalizar”, e de se criar, nos grupos e nas pastorais, uma Cultura
Vocacional. No dia 12, participou de algumas celebrações Eucarísticas, onde pode falar sobre a Animação Vocacional, em nossa Província, e da importância de rezarmos pelas vocações.

        O Professo Wesley Dias, agradece a recepção, comunhão e generosidade dos Confrades da Comunidade religiosa, Pe. Roger Evangelista Rodrigues, Pároco, Pe. Jarbas Rodrigues Matos, Vigário Paroquial e Nucleador Vocacional Local, Pe. Geraldo Eloy Lívero, Vigário Paroquial, bem como estende um abraço fraterno aos Leigos e Leigas, comprometidos com a Evangelização e com a Animação Vocacional.

        De 17 a 20 de agosto de 2018, o Professo Wesley Souza Dias Barroso, Animador Vocacional Provincial, esteve visitando a Paróquia Santíssima Trindade, em Goiatuba-GO. No dia 17, à noite, participou, juntamente com Pe. Fernando de Assis Queiroz, da Celebração Eucarística na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, que estava celebrando a Semana Nacional da Família, falou um pouco, sobre o Serviço de Animação Vocacional em nossa Província, destacou a importância da Vocação Matrimonial e da família, no processo de discernimento Vocacional de nossos Jovens. No dia 18, pela manhã, reuniu-se com a Equipe de Liturgia, onde discorreu sobre alguns temas de liturgia, bem como, da inserção desta na Animação Vocacional Paroquial. À noite, fez a Celebração da Palavra, na Matriz Santíssima Trindade, onde falou sobre Vocação e sobre o compromisso de todos, em promover, na Paróquia, uma Cultura Vocacional.

        No dia 19, pela manhã, participou da Celebração Eucarística, na Matriz Santíssima Trindade, presidida por Pe. Fernando, em seguida, reuniu-se com a Juventude da Paróquia, para um bate papo sobre Vocação, abordando o tema do Sínodo da Juventude: os Jovens, a Fé e o discernimento Vocacional. Foi um momento de escuta
e de partilha. Neste mesmo dia, à tarde, reuniu-se com a EVP e com alguns membros do Grupo de Leigos Estigmatinos, onde falou sobre os desafios do Serviço de Animação Vocacional, e da importância da inserção da EVP em outras pastorais, cultivando, na Paróquia, uma Cultura Vocacional. Por fim, o Professo Wesley Dias, agradeceu a todos pelo empenho e dedicação em prol das vocações. À noite, fez duas celebrações da Palavra, nas Comunidades: Santa Clara e São Francisco, onde ressaltou a importância da Vida Religiosa Consagrada, para a vida da Igreja, à exemplo de Maria, modelo de consagração a Deus.

        O Professo Wesley Dias, agradece a recepção, comunhão e generosidade dos confrades da Comunidade religiosa, Pe. Fernando Assis, Pároco, Pe. Silvanir Fagundes, bem como estende um abraço fraterno aos Leigos e Leigas, comprometidos com a Evangelização e com a Animação Vocacional. Fomentemos, em nossa Província, uma
Cultura Vocacional. É missão de todos nós!


REUNIÃO DA EQUIPE DE FORMAÇÃO

        No dia 25 de agosto, do ano corrente, reuniu-se, na Cúria Provincial, a Equipe de Formação. Estavam presentes: o Superior Provincial, Pe. Adriano José dos Santos, o Conselheiro da Formação e Formador do Propedêutico, Pe. Divino Pereira Caixeta, o Pe. Silvino Caixeta da Silva, Formador da Filosofia e o Pe. Bruno Henrique Silva Cunha, Formador da Teologia. Esteve conosco, na primeira parte, o professo Wesley Souza Dias Barroso, Animador Vocacional Provincial. A reunião, teve início com a acolhida de todos e a leitura da ata da reunião no mês de Abril. Em seguida, conversamos sobre a situação do Setor da Animação Vocacional. Destacamos a importância deste trabalho e o comprometimento de todos os confrades. Desejamos boa sorte ao Wesley e que Deus o abençoe sempre. Logo em seguida, conversamos sobre todas as Etapas de Formação e os pontos relevantes de cada etapa: desafios e perspectivas de cada Formador e Formando. Avaliamos a participação dos estudantes nas Missões Estigmatinas, em Professor Jamil, Cromínia e Mairipotaba, vimos que foi muito importante, para o crescimento vocacional dos formandos e que todos sintam desde já o ardor Missionário, que nosso Fundador nos deixou. Avaliamos, também, o Encontro dos estudantes, que foi muito bom e devemos proporcionar a eles outros encontros, a fim de propor a unidade da formação, em nossa Província. Terminamos a reunião, com a esperança de que devemos lutar sempre pela nossa formação, nas diversas etapas e, pedimos a Deus que nos ajude a viver, nossa vocação, com amor e carinho, sempre inspirados pelo, espírito de São Gaspar Bertoni.


ENCONTRO VOCACIONAL DE CONVIVÊNCIA

        Nos dias, 25 e 26 de agosto de 2018, aconteceu, no Seminário São José, em Goiânia-GO, o II Encontro Vocacional de Convivência, que contou com a participação de 07  Vocacionados: Cleuton Rodrigues Gonçalves, de Ceilândia-DF; Edmilson da Silva Campos, de Várzea Grande-MT; Lucas Vinicios Soares da Silva, de Goiânia-GO; Raul Novais Martins, de Luziânia-GO; Lindomar Dias, de Trindade-GO; Jhonata Leandro Lopes, de Belo Horizonte-MG; Gabriel dos Santos Monteiro, de Uberaba-MG; os três seminaristas da Filosofia: Robson da Silva Ribeiro, Filipe Cezar de Souza Martins e William da Silva Oliveira; o seminarista do propedêutico, Rafael Arcanjo Damásio Silveira Filho; o Animador Vocacional da Província: Professo Wesley Souza Dias Barroso, o Professo Waldivino Marques Gomes Neto, os formadores: Pe. Divino Pereira Caixeta, Pe. Bruno Henrique Silva Cunha e Pe. Silvino Caixeta da Silva.

        O encontro, teve como tema: “Deixando suas redes o seguiram” (Mt 4,20), sendo assessorado pela Equipe Provincial Vocacional, Equipe de Formação e com o auxílio da Psicóloga Daniela, de Uberaba-MG. No sábado, após o café e oração, foi feita uma acolhida pelo Superior Provincial, Pe. Adriano José dos Santos. Após a acolhida, aconteceu a apresentação dos participantes, com uma dinâmica feita pelo seminarista da Filosofia, Willian da Silva Oliveira. Dando continuidade, o Professo Wesley Souza Dias Barroso falou sobre o tema: “Vocação, chamado de Deus”. O período matutino,
encerrou-se com uma dinâmica, que levou os vocacionados a refletirem sobre a importância da vocação, e de que esta, precisa ser cultivada. No turno vespertino, a psicóloga propôs alguns momentos de convivência. Para encerrar o período da tarde, fizeram um passeio, visitando a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges e
o Parque “Vaca Brava”. À noite, rezou-se o terço vocacional, junto à gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Cúria Provincial. Em seguida, no seminário, serviu-se o jantar, encerrando o dia com um vídeo vocacional intitulado: “Pescadores de homens”, seguido de uma partilha, sobre o primeiro dia do encontro.

        No domingo, às 07 horas, celebramos a Eucaristia, na Paróquia Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo e Santo Expedito, presidida pelo Pároco, Pe. Josinaldo Filomeno da Silva, seguida de um apetitoso café da manhã. Depois, Pe. Bruno Henrique Silva Cunha, falou sobre a experiência vocacional de São Gaspar Bertoni. Pe. Divino Pereira Caixeta e o Professo Wesley Souza Dias Barroso, falaram de questões práticas, como: as visitas que deverão ser feitas à família de cada vocacionado, a importância da nucleação vocacional junto à comunidade local, a participação ativa na Paróquia a que
pertencem. Foi distribuído, a cada um, o livreto de Nucleação Vocacional. O Professo Wesley Souza Dias Barroso e o Pe. Divino Pereira Caixeta, fizeram seus agradecimentos. Fez-se uma avaliação do encontro, onde cada um se manifestou. O encontro, foi encerrado, com um delicioso almoço.

        O CEP, agradece à Província São José pela confiança, às EVP’s e aos Leigos Estigmatinos da Província, pela generosidade e orações, à Comunidade religiosa de Goiânia, pela estigmatinidade e ao Seminário São José, pelo testemunho de acolhida. Tudo feito com muito esmero! Que São Gaspar Bertoni, modelo do Santo Abandono, ajude cada um de nós a despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações.

        Que a intercessão dos Santos Esposos, nos mantenham fiéis e unidos no mesmo carisma.


FALECIMENTO

        Padre José Luiz Nemes, nasceu na cidade de Santo André-SP, aos 08 de setembro de 1944, filho de Ludovic e Olivia Lana Nemes. Ingressou na Casa de Formação (Aspirantado Estigmatino), em Rio Claro-SP, aos 30 de janeiro de 1956. Após os estudos ginasiais e  liceais, e o ano de Noviciado (1962), emitiu a Primeira Profissão dos
votos em Campinas-SP, aos 09 de dezembro de 1963, e a Profissão Perpétua, também em Campinas, aos 09 de dezembro de 1966. Findos os estudos de Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em Campinas, aos 07 de dezembro de 1969. A partir daí, exerceu seu ministério sacerdotal nas cidades de: Marília-SP, Morrinhos-GO; São Caetano do Sul-SP; Campinas; Uberaba-MG; Rio Claro.

        De 1987 a 1988, foi Superior Provincial da Província Estigmatina Santa Cruz e, de 1988 a 2000, Superior Geral da Congregação Estigmatina, em Roma, retornando ao Brasil em 2000 e até 2002 foi Formador de nossos estudantes, em Campinas. No ano seguinte (2003), exerceu o cargo de Mestre dos Noviços estigmatinos, em Uberaba-MG.

        Em 2006, transferiu-se para a Cúria Provincial da Província Santa Cruz, assumindo a tarefa de Assessor nos trabalhos atinentes ao Arquivo Provincial, em Rio Claro.

        Mas, em 2009, constatando-se os primeiros sintomas de uma doença degenerativa, mudou-se para Campinas (Chácara do Vovô), onde por 08 anos submeteu-se a um tratamento intensivo, suportado por ele com paciência exemplar e abandono total à vontade de Deus.

        Em seu itinerário de vida, Pe. Nemes obteve Licenciatura em História e diploma de Mestre em Filosofia; além disso, possuía dons especiais para pesquisas, secretariado e organização de arquivos.

        Como estigmatino, foi sempre admirado pela convivência cordial e fraterna para com os confrades, mediante um trato gentil e discreto, distinguindo-se muito por ser premuroso e serviçal.

        No ministério sacerdotal, sobressaiu-se pela sua disponibilidade e prudência em favor do povo simples, transmitidas com ternura e sabedoria. Nosso Fundador, São Gaspar Bertoni, diria que Padre Nemes sempre foi um autêntico Missionário Apostólico, mediante uma evangelização personalizada bem característica: saber ouvir o próximo.

        Após alguns dias de agonia, Pe. Nemes voltou à Casa do Pai aos 24 de agosto de 2018, em Campinas; certamente, como intercessor junto de Deus, pela Congregação Estigmatina, que ele sempre amou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *