Informativo Mensal - Vida Nossa - Setembro de 2019

Informativo Mensal – Setembro de 2019

Informativo Mensal - Ano XL - n.º 529 - Setembro-2019

PENSAMENTO DO MÊS

             A Santa Escritura não é fácil de entender. São inumeráveis as palavras de Deus que o intelecto humano não atinge, porque, mesmo sendo palavras de Deus, mais claras que a luz do sol, nelas estão presentes as trevas da concupiscência humana. A condição necessária se obtém, então, através da mortificação de todas as paixões desordenadas. E, sendo muito difícil consegui-la, urge a força da oração, além da diligência em mortificar tais paixões e o esforço para observar fielmente a lei divina. Com o auxílio da oração e da caridade, a verdade se revela a nossos olhos.

        As principais disposições para a boa leitura da Bíblia são a humilda-de, a simplicidade e a fidelidade. Humildade, renunciando a toda ambição de fama ou todo prestígio pessoal: “revelaste estas coisas aos pequeninos” (Lc 10,21). Simplicidade, contentando-se com os conhecimentos que o Pai das luzes se digna nos conceder. Muitas vezes, ao ler a Bíblia, somos atrapalhados por nossas pretensões intelectuais, querendo compreender e discutir tudo. Na verdade, bastaria simplesmente aceitar. Fidelidade, venerando sempre a verdade, quer quando permanece oculta, quer quando se manifeste com toda clareza. São Pedro não ficou escandalizado, como alguns discípulos em Cafarnaum, diante da aparente dureza das palavras de Jesus (Jo 6,68). Teria, por acaso, compreendido o segredo daquelas palavras? Mesmo não as tendo ainda compreendido, todavia, acreditava plenamente que eram dignas de aceitação.

        Dois defeitos bastante comuns têm que ser evitados: a curiosidade e a exagerada pressa na leitura. Esta nasce daquela. Lendo, acreditamos encontrar o alimento pronto. Não é assim. É preciso prepará-lo. O trigo bom contém palha. A massa do pão precisa ser assada; às vezes, não é o momento exato de comê-lo, pois é necessário o fogo do Espírito Santo para cozê-lo. Numa palavra, é a oração que o condimenta e o faz crescer.

A Gramática de Pe. Gaspar.


ANIVERSARIANTES

11 – Pe. Eriberto Xavier dos Santos

12 – Ir. José Vítor da Conceição Borges (professo temporário)

13 – Pe. José Aílton Teodoro

18 – Ir. Jean-Jacques Kadio Kassi (professo temporário)

19 – Pe. Josinaldo Filomeno da Silva

22 – Pe. Roger Evangelista Rodrigues

27 – Pe. José Romualdo Degásperi

30 – Ir. Alef Miguel Ramos dos Santos (professo temporário)


ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

12 Pe. Cássio Roberto de Moura Santos (2009)

12 Pe. Bruno Henrique Silva Cunha (2015)

12 Pe. Edson Márcio Pereira (2015)

18 Pe. Divino Ribeiro Viana (2011)

20 Pe. Fábio Enrique de Souto (2008)

21 Pe. Jaílson Dias dos Santos (2002)

25 Pe. Idelfonso Braz dos Santos (2010)


ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 30/09/2008 – Pe. Oswaldo Tagliari


REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

        Aconteceu em Goiânia-GO, na Cúria Provincial, no dia 13 de agosto, mais uma reunião do Governo Provincial. Na ocasião foram debatidos e encaminhados os temas seguintes:

a) Deu parecer favorável aos pedidos dos professos Jean-Jacques Kassi Kadio e Hermann Brice Assanwou para renovação dos Conselhos Evangélicos. A celebração acontecerá em Brasília-DF, no dia 08 de setembro, por ocasião do Encontro dos Estudantes;

b) Indicou o Pe. Bruno Henrique Silva Cunha para participar do Curso de Formação Permanente para Formadores oferecido pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma de fevereiro a maio de 2020;

c) Avaliou como positivo o trabalho de Animação Vocacional realizado pelo professo Wesley Souza Dias Barroso, em busca de novas vocações estigmatinas;

d) Avaliou a Missão Estigmatina ocorrida na Diocese de Itumbiara-GO;

e) Revisou a situação financeira da Província, a realidade dos alugueis e a sustentabilidade do CEP.

        Roguemos a Deus, pela intercessão do Fundador, para que o esforço e empenho de toda a Província e de cada um em particular, possam produzir os frutos desejados, para o bem da Congregação e da Igreja.


RECORDANDO

O Encontro dos Reitores de Santuário:

Dia 16/09 (segunda-feira), das 12 às 18 horas, no Centro Estigmatino de Pastoral, em Brasília-DF.

Horário de chegada: manhã de 16/09/19 (segunda-feira)

Tema: Avaliação do Plano Trienal Provincial para os Santuários;

Material: Sagrada Escritura, o Opúsculo do Plano Trienal da Província, material para anotação e outros que julgarem necessários.

O Encontro dos Superiores Locais:

Dia 17/09 (terça-feira), das 08 às 18 horas, no Centro Estigmatino de Pastoral, em Brasília-DF.

Horário de Chegada: tarde/noite de 16/09/19 (segunda-feira)

Tema: Planejamento Trienal;

Material: Sagrada Escritura, material para anotação e outros que julgarem necessários.

Confirme sua presença através do e-mail: cep@estigmatinos.org.br.


FESTA DA PADROEIRA

        Cerca de 70 mil fiéis foram ao Santuário D’Abadia nos 15 dias de festa. No último dia, teve grande movimentação durante todo o dia, com missas de hora em hora, e ao fim desta quinta-feira, para a coroação da Padroeira de Uberaba.

        Movidos pelo fervor da fé, que emerge há 140 anos motivado por Nossa Senhora D’Abadia, os fiéis lotaram o Santuário de Uberaba nas celebrações que marcaram a quinzena da tradicional Festa.

        No último dia de atividades religiosas, houve a Missa de encerramento, às 17 horas, com o Bispo Dom Antônio Fernando Brochini, da Diocese de Itumbiara-GO. Em seguida, após a Missa, houve a coroação, seguida de procissão pelas ruas do bairro Abadia. A procissão saiu da Praça em frente do Santuário, às 18h30.

        O encerramento foi com a coroação, no palco, na Praça, em frente do Santuário.
Devido à importância da data, dos romeiros e busca que pessoas fazem nessa época em nossa região, Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo da Arquidiocese de Uberaba, escreveu um artigo falando sobre o sentimento que move os fiéis. “Multidões acorrem aos Santos como forma de estar tocando em Deus. É o que acontece na Festa da Assunção de Maria, com o título de Nossa Senhora D’Abadia”, aponta. O artigo foi publicado esta semana no site da Arquidiocese de Uberaba.


REUNIÃO DA EQUIPE DE FORMAÇÃO

        No dia 24 de agosto do ano corrente, reuniu-se na Cúria Provincial a Equipe de Formação. Estavam presentes: o Superior Provincial, Pe. Adriano José dos Santos, o Conselheiro da Formação e Formador do Propedêutico e da Filosofia, Pe. Divino Pereira Caixeta e o Formador da Teologia Pe. Bruno Henrique Silva Cunha. Esteve conosco na primeira parte, o professo Wesley Souza Dias Barroso. A reunião iniciou-se com a acolhida de todos e a leitura da ata da reunião do mês de maio. Em seguida, conversamos, sobre a situação do Setor de Animação Vocacional, dando ênfase ao Encontro Vocacional de Goiânia e alguns casos especiais. Dando continuidade, conversamos, sobre todas as Etapas de Formação e os pontos relevantes: Desafios e Perspectivas de cada Formando. Avaliamos a participação dos estudantes, na Missão Popular Estigmatina em Buriti Alegre-GO e Água Limpa-GO, vimos que foi muito importante para o cresci-mento vocacional dos formandos e que todos sintam desde já o ardor Missionário que nosso Fundador nos deixou. No final falamos sobre a organização do Encontro dos Estudantes que acontecerá nos dias 07 e 08 de setembro, na sede do CEP. Terminamos a reunião com a esperança de que devemos lutar sempre pela nossa formação nas diversas etapas e pedimos a Deus que nos ajude a viver nossa vocação com amor e carinho, sempre inspirados pelo espírito de São Gaspar Bertoni.


ENCONTRO VOCACIONAL DE CONVIVÊNCIA

        Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, aconteceu no Seminário São José, em Goiânia-GO, o II Encontro Vocacional de Convivência que contou com a participação de 15 vocacionados, oriundos de várias cidades e diferentes Estados. Estiveram presentes também os Seminaristas do Propedêutico e Filosofia, o Animador Vocacional da Província: Professo Wesley Souza Dias Barroso, o Professo Waldivino Marques Gomes Neto, os formadores: Pe. Divino Pereira Cai-xeta e Pe. Bruno Henrique Silva Cunha.
O encontro teve como tema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4), sendo assessorado pela Equipe Provincial Vocacional, Equipe de Formação e com o auxílio da Psicóloga Daniela Bernardes Pereira do Carmo, de Uberaba-MG. No sábado, após o café e oração, foi feita uma acolhida pelo Professo Wesley Dias e pelo Vigário Provincial Pe. Divino Caixeta. Após a acolhida aconteceu a apresentação dos participantes, com uma dinâmica feita pelos seminaristas Jhonata Leandro Lopes e Filipe Cezar de Souza Martins. Destaca-se também a participação e presença do Ir. Lineu Mati-as Ferreira, que deu um bonito testemunho da vocação do irmão. Dando continuidade, o Pe. Bruno Henrique Silva Cunha discorreu sobre o tema: “Vocação, chamado de Deus”.
O período matutino foi encerrado com uma intervenção da psicóloga Daniela Bernardes. No turno vespertino, a psicóloga propôs algumas dinâmicas. Para encerrar o período da tarde, fizeram um passeio visitando o Parque Vaca Brava. À noite, rezaram o terço junto à gruta de Nossa Senhora de Lourdes na Cúria Provincial. Em seguida, no seminário, foi servido o jantar, encerrando o dia com um momento de convivência, brincadeiras e música.
No domingo, às 07 horas, foi celebrada a Eucaristia na Paró-quia Sagrados Estigmas de N. S. Jesus Cristo e Santo Expedito, presidida pelo Vigário Provincial, Pe. Divino Caixeta, seguida de um apetitoso café da manhã. Depois, o Superior Provincial, Pe. Adriano José dos Santos, dirigiu aos vocacionados algumas palavras. O seminarista Filipe Cezar, deu continuidade falando sobre a experiência vocacional de São Gaspar Bertoni. O Professo Wesley Souza Dias Barroso falou de questões práticas, como as visitas que deverão ser feitas à família de cada vocacionado, a importância da nucleação vocacional junto à comunidade local, a participação ativa na Paró-quia a que pertencem. O Professo Wesley Souza Dias Barroso e o Pe. Divino Pereira Caixeta fizeram seus agradecimentos. Foi feita uma avaliação do encontro onde cada um se manifestou. O encontro foi encerrado com um delicioso almoço, que contou com a presença de alguns confrades, como: Pe. Idelfonso Braz, Pe. José Ailton e Pe. Josinaldo Filomeno.
O Secretariado de Animação Vocacional, agradece à Província São José pela confiança, às EVP’s e aos Leigos Estigmatinos da Província pela generosidade e orações, à Comunidade religiosa de Goiânia pela Estigmatinidade e ao Seminário São José pelo testemunho de acolhida. Tudo feito com muito esmero! Um agradecimento especial à Dona Joaninha da cidade de Corinto-MG que muito contribui com a Promoção Vocacional da Província. Que São Gaspar Bertoni, modelo do Santo Abandono, ajude cada um de nós a despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações. Que a intercessão dos Santos Esposos nos mantenham fiéis e unidos no mesmo carisma.


VISITA À PARÓQUIA SANTA EDWIGES EM VÁZEA GRANDE-MT

      Aconteceu, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2019, a visita do Animador Vocacional: Professo Wesley Souza Dias Barroso à Paróquia Santa Edwiges, em Várzea Grande-MT.
A finalidade de sua visita, além de estar com a EVP e Comunidade Local, foi para participar do II Despertar Vocacional, que aconteceu no dia 31 de agosto, encerrando o mês vocacional. O Evento foi promovido pela Equipe Vocacional da Paróquia em conjunto com o Secretariado de Animação Vocacional da Província.
O Encontro que teve como tema: “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, contou com a participação de muitos jovens, moças e rapazes que desejosos de fazer um discernimento vocacional, esbanjaram muita alegria e vigor.
O Secretariado de Animação Vocacional, agradece à Província São José pela confiança, à EVP e aos Leigos Estigmatinos da Paró-quia Santa Edwiges pela generosidade e orações, à Comunidade religiosa de Várzea Grande pela Estigmatinidade.
Que São Gaspar Bertoni, modelo do Santo Abandono, ajude cada um de nós a despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações. Que a intercessão dos Santos Esposos nos mantenham fiéis e unidos nesta missão. Rezemos pelas vocações!


UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA, 45 ANOS

        A Universidade Católica de Brasília – UCB completou 45 anos de existência. Criada em 1974 como Faculdade Católica de Ciências Humanas, embrião da atual UCB, foi a primeira unidade de ensino superior particular do Centro-Oeste brasileiro. Com o passar dos anos, a Faculdade organizou-se em uma estrutura de ensino e valores, cuja base se tornava cada vez mais sólida, o que possibilitou a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília. Quinze anos mais tarde, a Faculdade Católica foi reconhecida pelo Ministério da Educação como universidade, mantendo em sua essência a promoção do conhecimento, sem se descuidar da espiritualidade baseada na ética cristã.
A UCB proporciona aos seus estudantes as melhores instalações e estruturas. Nos últimos anos, vem realizando reformas físicas e acadêmicas baseadas no que há de mais moderno em educação, espelhada nas mais conceituadas Instituições de Ensino Superior. Conta com professores altamente reconhecidos no mercado de trabalho e em suas respectivas áreas de atuação.
No último dia 28 foi celebrada missa festiva no campus, presidida pelo Cardeal-Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha e concelebrada Dom Leonardo U. Steiner, Pe. Orestes Fistarol (chanceler) e tantos outros padres, leigos, religiosos e religiosas pertencentes às Congregações associadas.
Ao final da celebração houve manifestações do atual reitor, o Lassalista, Ir. Jardelino Menegat, Pe. José Romualdo, presidente do Conselho de Administração da UBEC e do Pe. Orestes Fistarol, presidente do Conselho das Associadas.
Ir. Jardelino ressaltou que “a UCB sempre esteve na vanguarda da educação. Nasceu de forma intercongregacional, mesmo antes da existência do termo e da prática pelas congregações religiosas. A nossa Universidade está sempre à frente porque prepara os seus estudantes para serem protagonistas e empreendedores até para profissões que ainda não foram criadas, tecnologias que ainda não foram imaginadas e apresenta oportunidades de resolver desafios que ainda não foram pensados”.
Ao término da celebração foi entregue a cada provincial um quadro com a pintura do respectivo Fundador, trabalho encomendado pela UCB e feito pelo artista Sandro Cabral, da Faculdade de Arquitetura do Unilassalle – RJ. Foi também disponibilizado o arquivo com direito de uso de cada Província.


“Quão saborosas são para mim vossas palavras, mais doces que o mel à minha boca” (Sl 118, 103)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *