Vida Nossa - Informativo Mensal - Outubro de 2019

Informativo Mensal – Outubro de 2019

Informativo Mensal - Ano XL - n.º 530 - Outubro-2019

PENSAMENTO DO MÊS

             Caminhemos sempre com dignidade, rumo à meta a que somos chamados. São Paulo nos exorta, mesmo atado às cadeias que o fizeram sofrer durante seu apostolado: eu, prisioneiro do Senhor, vos exorto a levardes uma vida digna da vocação que recebestes; com toda humildade e mansidão, e com paciência, suportai-vos uns aos outros no amor, solícitos em guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef 4,1-3).

        “Com toda humildade” caminha-se dignamente na vocação, submetendo nosso intelecto com a aceitação de quem acredita na Palavra divina. “Com mansidão”, não nos opondo ao juízo autorizado dos pastores legítimos que, de Deus mesmo, receberam a missão de no-la propor e explicar em seu verdadeiro sentido. “Com paciência”, suportando calúnias, escárnios e contraposições que procedem dos inimigos da fé, da paz e da Igreja. “Suportai-vos uns aos outros no amor”, ajudando-vos, com amor, levando cada um o fardo dos outros, pois respondemos juntos ao mesmo chamado. “Solícitos em guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”, com a graça de Deus, pela qual conservamos sempre intacta a unidade do Espírito ou a fé que possuímos. É preciso, então, muita vigilância, cuidado e diligência para mantê-la efetivamente. O vínculo da paz e da caridade perdura se estivermos bem unidos e interligados no amor, dóceis aos pastores da Igreja, aos quais devemos obedecer, especialmente, ao Pastor supremo, o Romano Pontífice, centro da unidade.

        Há um só Deus e Pai de todos, objeto de nossa felicidade. Ele nos convida a conquistá-la. Está acima de todos com sua verdade, iluminando-nos para conhecê-la. Permanece em todas as coisas para nos conduzir até ela. Habita em todos nós com sua graça como princípio interior, impelindo-nos a procurá-la (Ef 4, 6).

A Gramática de Pe. Gaspar.


ANIVERSARIANTES

02 – Pe. Rubens Sodré Miranda (Superior Geral)

17- Pe. Fábio Henrique de Souto

17 – Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes

23 – D. José Alberto Moura (Arcebispo emérito de Montes Claros)


ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

23 – Pe. Silvanir Fagundes de Oliveira (2010)


ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 02/10/1993 – Pe. Samuel Chameal

† 07/10/1999 – Pe. Mário Jacob Chudzik


FESTA DE SANTA CRUZ E REUNIÃO DOS CONSELHOS PROVINCIAIS

        Por ocasião da Festa da Santa Cruz, os Conselhos das Províncias brasileiras se reuniram, em Rio Claro-SP, para o segundo encontro anual. Na ocasião, foram tratados temas relativos à interação das duas Províncias e pontos que envolvem os interesses de toda a Congregação.

        Na manhã do dia 14, foi celebrada a Missa da Exaltação da Santa Cruz, Festa titular que dá nome à Província mãe. A celebração, foi presidida pelo Provincial, Padre Jordélio Siles Ledo e concelebrada pelos conselheiros, demais padres, irmãos, estudantes das diversas etapas, professos e fiéis. Na ocasião, foi conferido, a quatro professos, o Ministério de Acólitos.

        Após a celebração, foi servido o almoço na área externa da Cúria Provincial, onde os confrades puderam se confraternizar e até se conhecerem, dada as distâncias físicas entre as Comunidades de cada Província e as diversas gerações reunidas.

        Agradecemos, imensamente, a acolhida e atenção dispensadas a todos nós, da Província São José.


CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

        Aconteceu, entre os dias 05 e 08 de setembro de 2019, em Aparecida-SP, o 4º Congresso Vocacional do Brasil, que contou com a presença do Animador Vocacional da Província: Professo Wesley Souza Dias Barroso, o Animador Vocacional da Província Santa Cruz: Professo Marcos Paulo, bem como, com a presença de vários bispos, padres, religiosos (as), leigos (as) de várias partes do Brasil. O Congresso teve como tema: “Vocação e Discernimento” e como lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”. A missa de abertura, foi presidida por Dom Walmor de Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte-MG e Presidente da CNBB.
O Congresso, contou com a assessoria do Pe. Ângelo Ademir Mezzari, religioso Rogacionista, que ministrou a palestra intitulada: “A caminhada vocacional”. Em sua fala destacou: “A Pastoral Vocacional se torna prioritária neste novo momento da história da evangelização, por meio do suscitar e acompanhar as vocações para o serviço da comunidade e para a atuação profético-transformadora na sociedade”. Também contou com a assessoria do Pe. Amadeo Cencini, religioso Canossiano, que ministrou a palestra: “Vocação e Discernimento”, e em sua fala destacou: “A pedagogia do Discernimento se desenvolve a partir da sensibilidade orante-obediente vocacional, por meio de um exercício absolutamente pessoal e intrasferível”.
No terceiro dia do Congresso, aconteceram trabalhos em grupo e oficinas com os mais variados temas. O encerramento do 4º Congresso Vocacional do Brasil, se deu no domingo, dia 08 de setembro, com a celebração Eucarística, às 8h na Basílica de Aparecida, e logo em seguida no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, a apresentação do documento final. Houve intervenções e contribuições de alguns bispos, padres, e leigos, agentes da PV/SAV; bem como a celebração de envio dos Coordenadores Regionais (que receberam a vela símbolo do 4º Congresso) e Congressistas, para o Pós-Congresso.
O Secretariado de Animação Vocacional da Província, agradece pela oportunidade e espera, que este Congresso traga um novo ardor vocacional para nossa Congregação, bem como para toda Igreja do Brasil.


ENCONTRO NACIONAL DOS RESPONSÁVEIS DA JUVENTUDE

        Nos dias 6 e 7 de setembro, nas dependências do Santuário Dom Bosco, em Brasília-DF, realizou-se o XV Encontro Nacional dos Responsáveis da Juventude, contando com a participação de cerca de 200 assessores de diversas Dioceses e expressões juvenis, dentre os assessores, estava também presente o Assessor da Juventude Estigmatina da Província São José, Pe. Isaac Celestino de Assis.
Participantes e organizadores, vivenciando a alegria e entusiasmo provocados pelo Sínodo inédito sobre a Juventude, resgataram, neste encontro o estímulo dado pelo Papa Francisco ao presentear a Juventude com o Documento pós Sinodal, que define e convoca o jovem, como sujeito eclesial das transformações necessárias que o nosso tempo necessita.

        Para o Presidente da Comissão, Dom Nelson Francelino Fereira, o encontro tem uma grande importância, porque trata da consolidação da Pastoral Juvenil em sua pluralidade. Para o Bispo, se antes as diversas expressões juvenis viam com certa suspeita a implantação do Setor Juventude nas Dioceses, hoje podem testemunhar que ele não visa suplantar nenhuma das expressões, mas fortalecer a comunhão, somando forças.

        “A cada encontro, vamos dando passos concretos de comunhão e fortalecendo o protagonismo juvenil, diante dos desafios e possibilidades apresentados pela cultura urbana. Isso tudo em profunda sintonia com as últimas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB deste ano”, conta o bispo.

        Além de revisar e aprofundar os cinco eixos do Projeto IDE, com trocas de experiências, está sendo abordado, também, um tema, presente nas várias realidades urbanas do nosso Brasil e que tanto tem angustiado nossas lideranças, que é: o suicídio juvenil.
Segundo o Assessor da Comissão, Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, o encontro traz o tema – com dados alarmantes – para uma sensibilização dos adultos que trabalham com jovens. “O tema, está sendo abordado por uma psicóloga, que ajudará a sensibilizar e mobilizar os adultos, a lidar e perceber o comportamento dos jovens para poder ajudá-los e encaminhá-los, para apoios profissionais adequados de acompanhamento”, explica.

        Também, foram trabalhados os ecos do Sínodo da Juventude e da Exortação “Christus Vivit”, sob a assessoria do jovem sinodal Lucas Galhardo, que falou sobre as principais temáticas abordadas do Sínodo, bem como a exortação, estimulando em todos, com a sua forma jovial de apresentar o tema, a criatividade para fazer ressoar, em todas as iniciativas, as orientações do Santo Padre, o Papa Francisco, que apresenta o Cristo vivo que haverá de se mostrar e encantar a todos, que vivem sob o drama do vazio de significados.
Por fim, foi lida uma moção de solidariedade da Juventude do Brasil, ao Sínodo do Pan-Amazônico, convocado pelo Santo Padre, e também foi apresentada, às lideranças, a agenda Pastoral da Juventude para 2020.


ENCONTRO DE ESTUDANTES

        Nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2019, aconteceu o Encontro de Estudantes da Província São José, em Brasília-DF, na sede do Centro Estigmatino de Pastoral – CEP. O Encontro, reuniu 13 participantes das duas Casas de Formação: Propedêutico/Filosofia e Teologia. Da casa do Propedêutico e Filosofia, em Goiânia: Pe. Divino Pereira Caixeta – Formador; os Seminaristas: Cleuton Rodrigues Gonçalves e Jhonata Leandro Lopes, do Propedêutico; Filipe Cezar de Souza Martins, estudante da Filosofia; Robson da Silva Ribeiro e William da Silva Oliveira, Estudantes de Filosofia e Postulantes. Da Casa de Teologia: Seminarista Rafael Arcanjo Damásio Silveira Filho, Estudante de Teologia; os Professos Temporários: Herman Brice Assanwou; Carlos Henrique Gomes dos Santos; Jean-Jacques Kassi Kadio; José Vitor da Conceição Borges e Waldivino Marques Gomes Neto. De Morrinhos, participou o Professo Alef Miguel Ramos dos Santos. O encontro de estudantes, teve início no dia 07, com o café da manhã, com as boas vindas do Conselheiro da Formação, Pe. Divino Pereira Caixeta. Em seguida, Pe. Antônio, da Província Santa Cruz, apresentou o tema do encontro: “A Missionariedade Estigmatina: Monges em Casa, Apóstolos Fora”, em um momento de reflexão que ocupou toda a manhã, gerando partilhas e momentos de diálogo entre os estudantes. Após o almoço, os estudantes foram à Chácara São Gaspar Bertoni para uma tarde de lazer com gincanas, brincadeiras, bingo e churrasco. Na ocasião, as casas de Formação São Gaspar Bertoni, e São José ofereceram uma lembrancinha a cada estudante, como gesto de carinho. Participou também deste lazer, Pe. Wenderson da Silva Nascimento. Ao fim da tarde, os estudantes retornaram ao CEP, para continuar o momento de integração e conversas. No domingo, dia 08, aconteceu, na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, a renovação dos votos dos professos temporários Herman Brice Assanwou e Jean-Jacques Kassi Kadio. Pe. Divino Alves presidiu a Celebração e, Pe. Divino Caixeta, segundo delegação do Superior Provincial, recebeu a renovação dos votos dos nossos irmãos da Costa do Marfim. Após o almoço, os estudantes fizeram um passeio à Ermida Dom Bosco e Mosteiro São Bento. No início da noite, os estudantes apresentaram a Noite Cultural, com teatros e momentos lúdicos divertidos, sobre a formação. A noite foi finalizada com pizzas e Bingo, e a integração de todos os estudantes. O encontro foi encerrado no dia 09 de setembro, com o café da manhã e a foto oficial de todos os participantes. Em seguida, todos retornaram às suas cidades. Sem dúvida, o encontro de estudantes deste ano, foi marcado positivamente, por muitos momentos fraternos e lazer entre os estudantes. Que São Gaspar Bertoni, fortaleça os nossos estudantes e os capacite cada vez mais, na construção do reinado de Deus e na propagação da Boa Nova do Ressuscitado. (Obs. Pe. Bruno não conseguiu participar do encontro devido a um imprevisto pessoal familiar; Obs: O Professo Wesley Dias, estava em Aparecida-SP, representando a Província no Congresso Vocacional do Brasil; o Professo Carlos Henrique, participou apenas da primeira parte do encontro, devido ao falecimento de sua avó, em Goiatuba-GO).


COMUNIDADE ESTIGMATINA INTERNACIONAL DE TEOLOGIA

        Aos 29 dias do mês de agosto teve início a nova experiência de missão na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, especificamente, na Província Sagrado Coração, com a abertura da Casa Internacional de Teologia, anexa à Casa dos Estigmas, em Verona, Itália. Compõem esta missão: o formador, Pe. Thiago Cordeiro de Moura, que tem 34 anos e pertence à Província Santa Cruz, no Brasil; os professos: Adriano Lopes da Cruz, com 29 anos e Valdinei Alves da Silva, com 31 anos, ambos da Província Santa Cruz; o professo Jonathan Borges Cunha, com 25 anos, da Província São José, Brasil, e os professos Ehui Adjei Jean Willian Kennler, com 29 anos e Gohan Abaukan Bathy, com 28 anos, ambos da Delegação da Costa do Marfim. Neste mesmo dia, fomos acolhidos pela Comunidade dos Estigmas e participamos da Oração das Vésperas e do jantar, com todos os confrades. No dia 30, logo pela manhã, participamos da Missa e Oração das Laudes, na Igreja dos Estigmas. Ás 09h30, na sala Santos Esposos, tivemos nosso primeiro encontro com a participação do Superior Provincial da Província Sagrado Coração, o Reverendíssimo Senhor Pe. Silvano Nicoleto; o Superior da Comunidade dos Estigmas, o Reverendíssimo Senhor Pe. Livio Guerra; o Diretor da Escola dos Estigmas e Conselheiro Geral, o Reverendíssimo Senhor Pe. Simone; o Formador da Casa Internacional de Teologia, o Reverendíssimo Senhor Pe. Thiago Cordeiro e nós, Professos. O encontro teve início com a apresentação de cada um dos presentes e também da estrutura e trabalhos da comunidade local. Pe. Silvano, destacou a importância desta Comunidade Internacional, que é fruto do Conselho de Superiores Provinciais de 2018 e que foi abraçada pelos Provinciais Brasileiros, os Reverendíssimos Senhores Pe. Adriano José dos Santos, da Província São José e Pe. Jordélio Siles Lêdo, da Província Santa Cruz, em resposta a algumas dificuldades vocacionais nesta região. Pe. Silvano, abordando a realidade italiana, nos disse sobre as famílias que já não querem mais ter filhos, a imigração e a cultura que substituiu Deus pelo capitalismo. Tudo isto, será enfrentado por nós. Não estamos aqui para substituir, mas para uma experiência de comunhão e, para isso, devemos ter abertura e generosidade para com a história que o Senhor nos fez, faz e fará. O padre Provincial, pediu uma atenção maior para com o estudo de Teologia, pois é ele que forma nossa espiritualidade. Pe. Livio, comentou que, quando foi falado sobre a nossa vinda para esta casa, houve alguns questionamentos tendo em vista não ser esta uma Casa de Formação, mas que agora, os confrades enxergam como um sopro do Espírito Santo. Ao final, Pe. Silvano nos deu algumas orientações: sobre o Curso de Teologia; disse que neste primeiro ano, as aulas serão à noite e em alguns dias da semana e, de manhã, poderemos participar das aulas de Filosofia, como ouvintes; sobre a renovação dos votos, nós brasileiros renovaremos no dia 23 de janeiro de cada ano e, os africanos, no dia 25 de agosto; deverá ser feita mensalmente, ao formador, uma prestação de contas da contribuição recebida, e, por fim Ehui e Gohan irão ter aula de italiano, três vezes na semana, em casa com uma professora chamada Sabina. Tendo terminado nosso encontro, Pe. Thiago se reuniu com Pe. Silvano, Pe. Livio e Pe. Simone para alguma organização da nossa comunidade. Morando nesta terra de São Gaspar Bertoni, suplicamos a sua intercessão para esta missão e que possa ser um tempo de graça em nossas vidas, revigorando em nós o amor pela Espiritualidade Bertoniana e o desejo de servir a Igreja e a seu povo, com o Carisma Estigmatino.
Prega per noi, Santi Sposi Maria e Giuseppe, e saremo degni delle promesse di Cristo. San Gaspare Bertoni, prega per noi.


FALECIMENTO

         No dia dos Santos Cornélio e Cipriano, exemplos de amizade, santidade e testemunho cristão, Deus chamou para junto de Si, o nosso confrade, Pe. Geraldo Eloy Lívero. Após meses de luta contra a enfermidade, entregou o seu espírito a Deus, deixando um testemunho de persistência, luta pela vida – não só sua, mas de todo ser humano e de todo ser vivo – e um amor exemplar à vida religiosa consagrada estigmatina, às vésperas de completar cinquenta anos de vida presbiteral.

        Padre Geraldo, natural de Itapuí-SP, foi ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 1969, na igreja Matriz de Santo Antônio na cidade de Marília-SP e exerceu o seu ministério em várias localidades: Livramento de Nossa Senhora-BA; Ituiutaba-MG; Luziânia-GO; Morrinhos-GO; Ilha Solteira-SP; Uberaba-MG; Brasília-DF; Rio de Janeiro-RJ.

        Auxiliou na organização da Igreja de Ituiutaba-MG, para se tornar Diocese, foi administrador apostólico em Itumbiara-GO, num período de vacância da Diocese, conselheiro Provincial e ecônomo, em diversas ocasiões, exercendo um trabalho competente, pautado pela lisura e preocupação com o futuro econômico da Província.

        Viveu, seus últimos anos, na Fazenda Pipocas, dedicado ao plantio de árvores de madeira de lei e árvores frutíferas, para a formação de um pomar. Sempre procurou exercer o seu ministério, dando atenção especial aos enfermos, que visitava com frequência.
Desde fevereiro, padeceu com um sofrimento crescente no tratamento de um tumor, dores que suportou com paciência, esperança e desejo de vencer. Faleceu na manhã do dia 16 de setembro, um dia antes de mais uma sessão de quimioterapia, que se preparava para receber.

        Foi velado em Morrinhos, onde foi homenageado pela presença numerosa de fieis que o estimavam, em missa presidida por Dom Antônio Fernando Brochini e concelebrada por diversos confrades estigmatinos e padres diocesanos. Na mesma noite, o féretro seguiu para Marília-SP, onde era seu desejo de ser sepultado, no jazigo da família. Houve missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini, na igreja em que foi ordenado, com a presença de familiares e amigos. Foi enterrado, na hora da misericórdia, sob o aplauso dos presentes. Padre Geraldo, descanse em paz!


ORAÇÃO PARA O MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

Pai Nosso,
o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *