Informativo Mensal - Mês de Outubro

Informativo Mensal – Outubro de 2018

Informativo Mensal - Ano XXXIX - n.º 518 - Outubro 2018

PENSAMENTO DO MÊS

        São Zenão foi o protagonista de admirável batalha e de completa vitória. Qual o método e o jeito de seu combate?

        Com mansidão e hilaridade convertia a Cristo os idólatras. Como? Em vez da coragem, a mansidão. Em vez da atitude bélica, a hilaridade. Não nos maravilhemos. Este é o plano de guerra estabelecido pelo próprio rei e pelo comandante que o enviou. “Como o Pai me enviou também eu vos envio” (Jo 20,21) “como ovelhas para o meio de lobos” (Mt 10,16). Manda seus servos como ovelhas não só para os lobos, mas para o meio dos lobos. Ainda que feridos, não são devorados, mas transformam os seus inimigos. No momento em que Deus quer se glorificar em seus servos, faz aparecer maravilhosamente o poder de sua graça. Essa graça é forte para superar e vencer, suave na condescendência, adaptada à índole do homem que deve ser levado à salvação e que, por sua vez, coopera com Deus para consegui-la.

        É considerado sumamente forte e prudente o chefe que não se deixa arrastar pela ira ou pela impaciência, nem pela busca da glória ou do próprio interesse, mas aceita ser guiado, em suas escolhas, pelas sugestões de um conselheiro pacífico e tranquilo. Ele não trava batalha nem a aceita se o êxito é arriscado e incerto, mas cede, retira-se, suporta revezes, prejuízos e incompreensões sem se perturbar. No entanto, acumula forças, aceita o socorro. Quando tem a ocasião de circunstâncias e de tempo, desfere o ataque e avança. Obtida a vitória, sabe dela fazer uso moderado e sensato, assumindo atitudes não insolentes e vingativas, mas gentis e agradáveis. A vitória sobre o inimigo derrotado só é completa e verdadeira quando se chega a conquistar o coração.

        A glória humana adquirida com a mansidão por nosso santo é ainda pouco. O melhor é o que consegue do Senhor, que o torna participante da sua própria glória.

A Gramática de Pe. Gaspar


ANIVERSARIANTES

02 – Pe. Rubens Sodré Miranda (Superior Geral)

17 – Pe. Fábio Enrique de Souto

17 – Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes

23 – D. José Alberto Moura (Arcebispo de Montes Claros)

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

23 – Pe. Silvanir Fagundes de Oliveira (2010)

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 02/10/1993 – Pe. Oswaldo Tagliari

† 07/10/1999 – Pe. Oswaldo Tagliari


REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

        Aconteceu em Goiânia-GO, no dia 18 de agosto, na Cúria Provincial mais uma reunião ordinária do Governo de nossa Pro-víncia. Na ocasião foram debatidos e encaminhados os temas seguintes:

a) Avaliou o Encontro Vocacional de Convivência e refletiu sobre a Animação Vocacional Provincial;

b) Confirmou a presença de Dom José Chaves, Bispo Emé-rito de Uruaçu, para orientar o retiro anual provincial em janeiro de 2019;

c) Debateu sobre o Projeto Missão de Itumbiara e comuni-cou a decisão da Coordenação Missionária e da Diocese de Itumbiara de realizar as Missões Populares nas cidades de Buriti Alegre e Água Limpa-GO de 21 a 27 de julho de 2019;

d) Discutiu, sistematicamente, a situação financeira da Pro-víncia e elencou estratégias de contenção de despesas e busca de maiores recursos para a ASPLA;

e) Indicou opções que apontam saídas para solucionar o problema da casa de formação de Belo Horizonte que se encontra com sérios problemas de estrutura;

f) Encaminhou a organização do Plano Trienal Provincial 2018-2021 para ser entregue impresso em janeiro próximo.

        Roguemos a Deus, pela intercessão do Fundador, que todo esforço e empenho de toda a Província e de cada um em particular, possam produzir os frutos desejados, para o bem da Congregação e da Igreja.


ANIMAÇÃO VOCACIONAL PROVINCIAL

        Aconteceu no dia 08 de setembro de 2018 no Convento Mãe Dolorosa em Goiânia-GO um encontro para jovens chamado: “Todo Teu”. Nesta oportunidade, estiveram presente o Animador Vocacional Provincial: Professo Wesley Souza Dias Barroso, juntamente com os seminaristas da Filosofia: Robson da Silva Ribeiro, Filipe Cezar de Souza Martins e William da Silva Oliveira. Estavam presentes também outras Congregações Religiosas masculinas e femininas. Foram montados stands vocacionais, com exposição do material vocacional de cada Congregação. Os jovens visitaram os stands, e cada Congregação teve a oportunidade de falar sobre seu carisma, espiritualidade e um pouco da vida do fundador. Momento muito oportuno para divulgar e tornar nossa Congregação mais conhecida. O Professo Wesley Dias agradece a colaboração dos seminaristas neste evento, bem como pede a Deus que nos dê força e perseverança nesta missão de animar as vocações. Que São Gaspar Bertoni interceda por nós.


VISITA DO ANIMADOR VOCACIONAL PROVINCIAL

        Aconteceu de 10 a 23 de setembro de 2018, a visita do Animador Vocacional Provincial: Professo Wesley Souza Dias Barroso, à Paróquia Santa Edwiges, em Várzea Grande-MT. No dia 11, à noite, fez a Celebração da Palavra na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, onde falou sobre a Animação Vocacional da Província, bem como da importância de motivar e rezar pelas vocações. Após a Celebração, encontrou-se com os membros da EVP na casa dos Coordenadores Alexandre e Simone, que contou com a participação do Pe. Divair Bento Vieira, nesta ocasião destacou o bom trabalho que a Equipe está realizando e reviram a Programação das atividades a serem realizadas pelo Animador Vocacional. Encerrou-se este dia com um apetitoso jantar. No dia 12, à noite, na Comunidade São Paulo Apóstolo, participou da Missa em Ação de Graças pelos 3 anos de ordenação de Pe. Edson Márcio Pereira, que contou com a participação da Pastoral Vocacional e de inúmeros fiéis.

        No dia 13, de manhã, o Professo Wesley Dias e Pe. Edson Márcio visitaram a Escola Vasti, o Animador Vocacional falou a mais de 200 crianças e adolescentes reunidas no pátio da Escola, junto a seus professores(as), ressaltou a importância da educação como fonte de transformação e de que todos têm um chamado, uma missão. Encerrou sua visita com uma oração e agradeceu a coordenação e direção da escola pela acolhida. Neste mesmo dia, à noite, participou da Celebração Eucarística na Matriz Santa Edwiges, presidida por Pe. Divair Bento Vieira, com a participação de alguns membros da Pastoral Vocacional. No dia 15, à tarde, esteve com a catequese da Matriz Santa Edwiges, onde falou sobre Vocação como dom de Deus, também visitou algumas turmas de Crisma. No dia 16, almoçou na casa do vocacionado Edmilson da Silva Campos, que está em processo de acompanhamento, um momento muito agradável, onde pôde conhecer mais um pouco de sua história e sua família. O Animador Vocacional agradece a acolhida do vocacionado Edmilson e sua família e faz votos de que possa trilhar um bom caminho de discernimento. Neste mesmo dia, à tarde, visitou algumas turmas de Crisma da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, falando sobre Juventude e discernimento vocacional.

        No dia 18, à noite, se reuniu mais uma vez com a EVP, para acertarem os detalhes da programação do encontro que iria acontecer no sábado, esta reunião contou com a participação do Pe. Sebastião Carreiro que é o Nucleador Vocacional local. No dia 21, de manhã, visitou a Escola de Ensino Fundamental e Médio, Maria Macedo Rodrigues, junto com o Animador Vocacional esteve também Pe. Divair Bento e Jairo, membro da Pastoral Vocacional. No primeiro momento foi recebido pelos professores(as) e coordenação, em seguida passou de sala em sala, onde falou para 11 turmas de ensino fundamental e médio. Por fim, agradeceu aos funcionários, professores(as), a coordenação e direção do colégio pela acolhida. No dia 20, à noite, participou da Celebração Eucarística na Comunidade São Paulo Apóstolo presidida por Pe. Divino Pereira Caixeta, Vigário Provincial e Conselheiro da Formação. A celebração contou com a participação da Pastoral Vocacional, bem como com um grande número de fiéis. Após a Missa, Pe. Divino Caixeta falou por alguns instantes com a Pastoral Vocacional agradecendo pela dedicação e empenho de toda equipe.

        No dia 22, à tarde, aconteceu o I Despertar Vocacional da Paróquia Santa Edwiges que teve como tema: Jovens conectados com Cristo, contou com cerca de 200 jovens, e foi organizado pela EVP, juntamente com o Animador Vocacional e os padres da Paróquia. Iniciou-se com a acolhida dos jovens, animação, seguida da celebração Eucarística, rezando pelas vocações, presidida por Pe. Sebastião Carreiro. Após a Missa, o Professo Wesley Dias falou aos jovens sobre a Congregação Estigmatina, sobre São Gaspar Bertoni e sobre vocação no sentido mais amplo. Terminada a palestra, foi apresentado um teatro com temática vocacional, preparado por alguns jovens e pela Pastoral Vocacional. O encontro prosseguiu com um momento de Adoração ao Santíssimo, conduzida por Pe. Sebastião Carreiro e pelo Professo Wesley Dias. Encerrou-se o Encontro com muita música e animação no pátio externo da igreja, a animação ficou por conta da banda Forró do Altíssimo. Junto à muita alegria e convivência fraterna, foram sorteados alguns prêmios e distribuídos materiais vocacionais da Congregação. Por fim, serviu-se um delicioso lanche. O I Despertar Vocacional: Jovens conectados com Cristo foi uma grande iniciativa da EVP, uma bela oportunidade de despertar na juventude um maior interesse e conhecimento sobre vocação em todas as suas dimensões. Parabéns EVP de Várzea Grande e aos nossos confrades pela dedicação em prol das vocações.

        No dia 23, de manhã, encerrando o período de atividades, o Professo Wesley Dias participou da Celebração Eucarística presidida por Pe. Sebastião Carreiro, com a participação da Pastoral Vocacional. Foi uma celebração muito bonita, rezando pelas vocações. Durante a homilia, Pe. Sebastião Carreiro concedeu a palavra ao Professo Wesley Dias que agradeceu pelos dias de convivência, pela acolhida calorosa e pelo belo trabalho desenvolvido pela EVP local, destacou a importância de se rezar pelas vocações e de se criar uma Cultura Vocacional em nossas comunidades.

        O Professo Wesley Dias agradece a recepção, comunhão e generosidade dos confrades da Comunidade religiosa de Várzea Grande, Pe. Edson Márcio Pereira, CSS, Pároco, Pe. Divair Bento Vieira, CSS, Pe. Sebastião Carreiro, CSS, bem como estende um abraço fraterno aos Leigos e Leigas comprometidos com a Evangelização e com a Animação Vocacional. Fomentemos em nossa Província uma Cultura Vocacional. É missão de todos nós!


FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

        A nossa Paróquia de Brasília-DF comemorou, com alegria e relativa participação dos fiéis mais comprometidos com a prática religiosa, este dia de sua titularidade.

        O pároco, Pe. Divino Alves Pereira da Silva, convocou, com relativa antecedência, todos os devotos e frequentadores da Paróquia para a abertura das comemorações dos 60 anos da criação da Paróquia, em 1959. Às 14 horas, Pe. Divino Alves procedeu à exposição do Santíssimo, para um pequeno grupo que foi se avolumando paulatinamente… Às 15 horas, celebrou Missa, recordando o sacrifício de Jesus, pregado no madeiro sagrado. Ás 19 horas, Pe. Ruy celebrou uma segunda Missa, com um número bem maior de frequentadores. Na homilia, Pe. Ruy recordou o histórico da motivação da solenidade deste dia, desde a visão do “In hoc signo vinces!” por Constantino, pretendente do trono de Imperador de Roma, antes da batalha contra Maxêncio, em 313. As pesquisas e o reencontro da “verdadeira cruz”, onde Jesus fora crucificado, premiando a persistência de Santa Helena, a mãe do já imperador. A conversão e batismo do novo imperador, e a construção da Basílica do Santo Sepulcro.

        Passando para Brasília, recordou o trabalho ingente, realizado por Pe. Primo Scussolino, nos albores da construção da novel capital sua consagração como “pioneiro da fé católica apostólica romana”, proclamada por D. Fernando Gomes dos Santos, em seu elogio fúnebre de Pe. Primo, falecido a menos de um mês da primeira Missa e inauguração de Brasília. A criação das primeiras cinco paróquias do Plano Piloto, sendo a da Santa Cruz, homenagem à Província Santa Cruz dos estigmatinos pioneiros, que anteriormente, na pessoa de Pe. Primo, haviam recebido a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (atual Titular da Paróquia da Catedral de Brasília) abrangendo toda a futura capital, menos a “cidade livre” entregue posteriormente ao Pe. Roque Valiati, salesiano. Esta é a nossa história, vivida por mais de 50 padres e religiosos que por aqui passaram, servindo o povo de Deus.


 

RECORDANDO

Algumas datas importantes para a Província de São José:

  • Dezembro de 2018
    • De 03 a 04: Reunião do Colegiado Gestor CEP, na sede, em Brasília-DF.
  • Janeiro de 2019
    • De 03 a 06: Formação Permanente;
    • Dia 07: Assembleia Provincial e confraternização;
    • De 08 a 11: Retiro Anual;
    • Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília-DF;
    • De 14 a 20: III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina (EIJE), em Brasília-DF.

TRASLADO

        Trasladação dos Restos Mortais de Pe. Ângelo Pozzani, CSS, para o Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba-MG, no dia 30 de setembro de 2018.

UM POUCO DE HISTÓRIA…

        Pe. Ângelo Pozzani, CSS, nasceu em Torri Del Benaco, às margens do Lago Di Garda, no norte da Itália.

        Foi ordenado padre estigmatino em Udine, Itália em 1936, ano que veio para Rio Claro, SP, Brasil. Chegou em Uberaba em 1947, foi designado pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia em 1949. Depois de ter morado em Uberaba 53 anos, dos quais 30 serviu como pároco.

        Juntamente com Pe. Oswaldo Casellato, em missa de ação de graças, comemorou 60 anos de sacerdócio no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia. Aos 90 anos e 3 meses entregou sua alma a Deus no dia 07 de janeiro de 2001. Pe. Ângelo, voltou a Itália para visitar seus familiares depois de 30 anos de Brasil em 1958. Ele sempre dizia que o Santuário D’Abadia era sua casa, casa dos estigmatinos.

        Quando chegou a Uberaba o Santuário já estava em construção. Pe. Ângelo mudou toda estrutura da igreja, conservando a torre que já ostentava a grande imagem da Padroeira. Pe. Ângelo tratou logo de colocar os primeiros sinos, justificando a imponência da torre.

        A igreja monumental foi sendo construída graças à generosidade dos devotos e ao espírito empreendedor de Pe. Ângelo.

        Além de ser modificado e ampliado o santuário, em 1951, Pe. Ângelo dotou-o de vitrais clássicos até hoje muito admirados.

        Em 1957 inaugurou o monumental altar-mor, que mais tarde, com a exigência do Concílio Ecumênico Vaticano II, teve que ser simplificado. Parte dele se tornou altar da Capela do Santíssimo Sacramento no lado direito do santuário.

        O ditado popular se faz verdade: “construção da igreja nunca acaba”. Pe. Ângelo passou boa parte da sua vida construindo, transformando, melhorando, enfim, o tempo todo reformando o Santuário Nossa Senhora D’Abadia.

        Pe. Ângelo foi um inovador. Em 1952 inaugurou no salão paroquial do Santuário um cinema dominical (Metrolin) para os jovens do bairro.

        Pe. Ângelo foi também um artista. Sob sua batuta manteve durante longos anos no Santuário um coral que executava músicas sacras, clássicas e populares da época.

Pe. Ângelo foi um entusiasta de agremiações religiosas. Fez da Congregação Mariana, da Pia União das Filhas de Maria e da Cruzada Eucarística um celeiro de artistas e desportistas.

        Incentivava o teatro, o canto e o esporte. Era ouvinte constante da boa música e torcedor ardoroso do Palmeiras.

        Pe. Ângelo ficou famoso não só no bairro da Abadia, assim como em toda Uberaba, por seu carinho e cuidados dispensados para com os doentes e os mais pobres.

        Todo o seu rompante de bravo e exigente se desfazia quando era abordado por quem quer que fosse pedir-lhe ajuda.

        O seu ardor missionário ficou testemunhado em sua disponibilidade no atendimento aos doentes e às confissões. Por anos à fio atendeu os doentes da Santa Casa de Misericórdia e os idosos dos Asilos Santo Antônio e São Vicente de Paulo. Além da paróquia, atendia regularmente confissões no Colégio Nossa Senhora das Dores, na chácara Betânia e no Carmelo Coração Eucarístico.

        Pe. Ângelo é um daqueles, que na glória dos céus, São Gaspar Bertoni, deve muito se orgulhar, Foi um estigmatino que seguindo os ensinamentos do nosso Fundador, “com os olhos exclamou o paraíso é lindo, e com o coração disse o paraíso é meu, pois não basta apenas desejar a bem-aventurança para possuí-la. É preciso subir pela estrada feita por Cristo” (Gramática n.372 p.403).

        No dia de sua morte, houve significativa manifestação para que se enterrasse o corpo de Pe. Ângelo no interior do Santuário. Passados 17 anos daquele dia, no dia 30 de setembro de 2018, às 19:30, um dia após o aniversário de seu nascimento, seus despojos retornam para o santuário, numa singela homenagem do povo Uberaba e da paróquia Nossa Senhora D’Abadia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *