Informativo Mensal – Março de 2019

Informativo Mensal - Ano XL - n.º 523 - Março 2019

PAPA FRANCISCO REZA ESTA ORAÇÃO A SÃO JOSÉ HÁ 40 ANOS

        “Gosto de São José. Tem tanto poder! Há mais de 40 anos recito uma jaculatória que encontrei em um antigo missal francês que diz: São José ‘cujo poder faz possíveis as coisas impossíveis'”, compartilhou o Papa.

“O poder de São José. Nunca, nunca disse que não. Devemos tomar exemplo disso”, acrescentou.

        O Pontífice recordou que “Deus se serve de todos, de modo particular, dos mais pequeninos, humanamente desprovidos, para implantar e fazer crescer o seu Reino”.

        “Por isso, encorajo-os a continuar a viver e a trabalhar na Igreja e no mundo com as virtudes simples e essenciais do Esposo da Virgem Maria: a humildade, que atrai a benevolência do Pai; a intimidade com o Senhor, que santifica toda obra do cristão; o silêncio e a discrição, unidas ao céu e a laboriosidade em favor da vontade do Senhor”.

Papa Francisco beijando a imagem de São José com o menino Jesus. Informativo Mensal Estigmatino - Março de 2019.


PENSAMENTO DO MÊS

      Muitas vezes e em diversas ocasiões, Cristo quis revelar a seus Apóstolos os sofrimentos de sua paixão e morte. A primeira, quando Pedro fez sua esplêndida profissão de fé, confessando quem Ele era: “tu és o Messias, o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). A segunda, depois de haver curado o epilético endemoniado, porque “todos ficaram maravilhados com o poder de Deus” (Lc 9,43). A terceira, quando, caminhando a sós com os Apóstolos, disse-lhes: “eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte… Mas no terceiro dia, ressuscitará” (Mt 20,17-19).

        Com isso, o Senhor quis preparar seus discípulos para enfrentarem, com coragem e constância, seus próprios sofrimentos. É significativo o fato de que Ele lhes revelou a paixão próxima, no momento em que mais se viu elogiado e exaltado pela confissão de Pedro ou pela grandeza de seus milagres. Preparava, assim, os Apóstolos, em dias de glória e alegria, para o que depois viria acontecer em dias de dor. Queria dizer-lhes: “já que me quisestes seguir, preparai-vos também para sofrer comigo, a fim de não fracassarem na fé e no amor”. Jesus, Mestre afável, para onde ireis subir também quero subir. Padecer convosco é o mesmo que subir, e caminhar, jamais descer. Além disso, se eu estiver em vossa companhia, nada tenho a temer, porque terei sempre vosso auxílio junto de mim. Convosco quero sofrer durante esta Jerusalém terrestre, para reinar convosco, na Jerusalém celeste.

A Gramática de Pe. Gaspar


ANIVERSARIANTES

10 – Pe. Sebastião Carreiro da Silva

20 – Pe. Divair Bento Vieira

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

03 – D. Antônio Fernando Brochini (2002/Episcopal)

05 – Pe. Wenderson da Silva Nascimento (2016)

13 – Pe. Silvino Caixeta da Silva (1999)

20 – Mário Eugênio Budri (2004)


FESTIVIDADE DE SÃO JOSÉ

    No próximo dia 19 de março, junto com toda a Igreja, celebramos a festa de São José, esposo de Maria, protetor de Jesus e companheiro na fé. São José foi o escolhido para ser o patrono de nossa Província pela sua grandeza enquanto homem, esposo e protetor, destacando assim a sua importância na família – em nosso caso – a família Estigmatina.

        A Igreja tem dedicado cada vez mais espaço ao reconhecimento do esposo de Maria como modelo de vida, prova disso é a recente decisão do decreto da Congregação para o Culto Divino que inseriu o nome de São José nas Orações Eucarísticas II, III e IV.

        Trata-se de um destaque nas celebrações. Se todos os santos intercedem por nós junto a Deus e foram servidores de Cristo aqui na terra, com muito maior razão o é São José, como educador e protetor de Jesus e, no céu, como Protetor da Igreja. A inclusão do nome de São José, nessas Orações Eucarísticas, representa que seu nome será mais lembrado e sua missão mais valorizada, pois é preciso lembrar também a sua função no plano da Salvação como chefe da Sagrada Família e esposo da Mãe de Deus, verdade muitas vezes esquecida na missão deste fascinante santo (In Bertolin, A).

        Dada à importância dessa festa, convidamos toda a Província para celebrarmos o nosso Patrono em Brasília, com Missa às 19h30 na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges. Na ocasião, estarão presentes o Conselho Provincial de nossa Província e o da Província Santa Cruz. Na mesma celebração, o nosso confrade, professo Márcio Ivan Carneiro Gondin, fará a Renovação dos Conselhos Evangélicos.


VISITA AOS VOCACIONADOS

     Aconteceu, nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2019, a visita do Animador Vocacional Provincial: Professo Wesley Souza Dias Barroso, juntamente com o Professo Alef Miguel Ramos dos Santos, à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeira Dourada-GO, administrada por Pe. Custódio José do Amaral, CSS.

        No dia 02, encontrou-se com o vocacionado Lázaro Neto Borges de Jesus, que reside em Almeirindonopolis-GO, falou sobre a Congregação, sobre o processo de acompanhamento vocacional e da disponibilidade da Província de ajudá-lo neste caminho de discernimento.

        À noite, participou de algumas celebrações nas Comunidades de Nilópolis e Almeirindonopolis-GO, que são distritos de Cachoeira Dourada. Após as celebrações visitou a casa do vocacionado Enthony Marcos Oliveira Santos. Uma família simples e muito acolhedora. O Animador Vocacional conversou com o vocacionado, falando sobre a Congregação e sobre o processo de acompanhamento e discernimento vocacional.

        O Professo Wesley Dias, agradece ao Pe. Custódio José do Amaral pela acolhida e pelo incentivo que tem dado as vocações. Agradece também, ao Professo Alef Miguel, por tê-lo acompanhado nesta visita. Aos nossos vocacionados desejamos força e perseverança na caminhada.

        Dos dias 14 a 26 de fevereiro de 2019, o Animador Vocacional se encontrou com os vocacionados do Santuário Nossa Senhora da Abadia em Uberaba-MG, a saber: Ronaldo Cristóvão de Lima, Gabriel dos Santos Monteiro e João Pedro. A estes três falou sobre a Congregação, a importância do acompanhamento vocacional e do desejo de que façam um bom processo de discernimento.

        Esteve também com a EVP, onde ressaltou o bom trabalho que a Equipe tem realizado no Santuário e motivou-os a que ajudem os jovens neste processo de discernimento, destacou a importância da nucleação vocacional local, bem como a inserção junto às outras pastorais e movimentos.

        O Professo Wesley Dias agradece a todos os leigos (as) comprometidos com o Serviço de Animação Vocacional. Aos nossos vocacionados, desejamos que façam um bom caminho de discernimento. Que São Gaspar Bertoni e nossos Santos Patronos, Maria e José, intercedam por nós.


LIDERANÇAS DOS GRUPOS DE LEIGOS ESTIGMATINOS

       Nos dias 16 e 17 de fevereiro, ocorreu o Encontro de Lideranças dos Grupos de Leigos de nossa Província, no Centro Estigmatino de Pastoral (CEP). O tema foi: “O Leigo, no Pontificado do Papa Francisco”. A partir do texto “O Papa Francisco e os Leigos” e os parágrafos 242, 243 e 244 da Gramática, os coordenadores foram convidados a ver a realidade, julgá-la e agir para melhorar a caminhada, enquanto grupo.

        No sábado, pela manhã, os leigos foram orientados a ver a realidade de cada grupo, ou seja, descrever como os grupos estão caminhando em suas respectivas comunidades. À tarde, os grupos foram convidados a julgar a realidade que estão vivendo, ou seja, perceber as fragilidades e os pontos positivos de cada grupo.

        No domingo, após a Missa realizada no CEP e um café da manhã, o grupo foi motivado a agir de modo a propor soluções para os problemas enfrentados por cada grupo.

       Essa metodologia, é uma motivação para os leigos pensarem sua realidade e atitudes em suas comunidades e expressar o que esperam dos padres e da Província. Sentimos a ausência das comunidades de Palmas-TO, Rio de Janeiro-RJ e da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Goiânia-GO.

        Agradecemos, ao Pe. Alexsandro, Pe. Silvanir e aos Seminaristas: Filipe Cezar de Souza Martins e Rafael Arcanjo Damásio Silveira Filho, pela realização do Encontro. Agradecemos ao Padre Isaac Celestino de Assis, Secretário Executivo do CEP, por nos acolher e a cada coordenador ou representantes dos Grupos de Leigos, de nossas Comunidades religiosas.


RELEMBRANDO AS CRÔNICAS

      Queremos, mais uma vez, solicitar às Comunidades, que conservem, em dia, o livro das crônicas; recolhendo e anotando os fatos importantes da Vida da Comunidade. Pedimos também, aos cronistas, para enviarem, periodicamente, as crônicas digitadas para a Residência Provincial, em Goiânia-GO, ajudando, assim, a conservar atualizado o arquivo Provincial (e-mail: provinciasaojose@estigmatinos.org.br).


FALECIMENTO

       No dia 04 de fevereiro de 2019, faleceu o Sr. Jonas de Souza Matos. Ele tinha 79 anos, estava internado no Hospital Geral Prado Valadares, na cidade Jequié-BA e faleceu em consequência de Alzheimer e insuficiência renal aguda. Ele é o pai do nosso confrade Pe. Jarbas Rodrigues Matos e Cledsom Matos.

        Seu corpo  foi levado para sua cidade natal, onde foi velado e sepultado no dia 05 de fevereiro, às 16 horas, no cemitério  Campo Santo de Itapitanga-BA.

        Ao Pe. Jarbas e familiares as nossas condolências e nossas orações pelo eterno descanso do Sr. Jonas de Souza Matos.


Não basta ser simples para santificar os outros; é necessária também a prudência. (M.P. 23.09.1809)

 “Confia no Amor de Deus, mesmo que seus planos não se manifestem segundo a tua vontade”.

 “Ama o Pai, além de todas as tuas vontades de que Ele manifeste estas ou aquelas coisas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *