Informativo Mensal – Março de 2018

PENSAMENTO DO MÊS

        Cristo revelou aos Apóstolos os sofrimentos e a morte que o esperavam para mostrar como ele tinha sempre presente no coração sua Paixão e continuava a saborear internamente suas amarguras, bebendo sem cessar este cálice tão penoso. Deste modo, quando comia e bebia, pregava e conversava, fazia milagres e realizava prodígios, tinha sempre presente no espírito o pensamento da Paixão. Em sua gloriosa Transfiguração, Ele falava dela com Moisés e Elias aparentando ser conversa agradável, embora, fosse certamente muito dolorosa (Lc 9, 30ss).

        Ele fez tudo isso com a finalidade de mover-me com seu exemplo, a fim de que eu também possa ter sempre presente, no espírito, sua Paixão e procure pensar nela, falar de sua boa vontade e fazer da mesma o pão que se come com todos os outros alimentos.

        Meu bom Jesus, como não sentir gosto em poder pensar naquilo que Vós sempre pensastes e em poder falar daquilo que tantas vezes falastes? Meu desejo, ó meu amado Bem, é fazer um ramalhete de flores com vossos sofrimentos. Quero colocá-lo diante dos olhos e no peito, recordando-me sempre dele, movendo-me à compaixão e ao amor por Vós mais que por mim mesmo (Ct 1,13). Não vou unir num só feixe vossos sofrimentos mas meditar neles um a um, enquanto caminho por esta vida mortal, consolando-me com seu perfume, até que consiga conquistar a vida eterna.


ANIVERSARIANTES

10 – Pe. Sebastião Carreiro da Silva

21 –  Pe. Divair Bento Vieira

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

03 – D. Antônio Fernando Brochini (2002/Episcopal)

05 – Pe. Wenderson da Silva Nascimento (2016)

13 – Pe. Silvino Caixeta da Silva (1999)

20 – Pe. Mário Eugênio Budri (2004)


CONVOCAÇÃO DO CAPÍTULO PROVINCIAL

        O Vigário Provincial da Província São José, Pe. José Romualdo Degasperi, CSS, com o voto deliberativo do Conselho Provincial, convoca os Capitulares do XIV Capítulo Provincial a tomarem parte de sua segunda fase, a ser realizada no Centro Estigmatino de Pastoral – CEP, em Brasília-DF, com início previsto para às 12 horas, do dia 07 de maio de 2018 e tendo a previsão de estender-se até o dia 11 de maio de 2018, encerrando com o almoço.

        Toda a Província é convidada a se unir em oração, pedindo a Deus, Nosso Senhor, graças e luzes para o bom êxito do nosso Capítulo Provincial.


REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

        No dia 26 de fevereiro, na Cúria Provincial, em Goiânia-GO, esteve reunido o Governo da Província São José, para a reunião extraordinária do Conselho Provincial. Esteve presente no início da reunião o novo Superior Geral da Congregação Estigmatina, Pe. Rubens Sodré Miranda, CSS, que discorreu demoradamente sobre as decisões tomadas no 37º Capítulo Geral e fez algumas considerações a respeito de situações da Província São José, da qual foi Superior Provincial por diversas vezes, e que na sua compreensão merecem uma reflexão mais aprofundada. Foram, ainda, elencados e debatidos os seguintes temas:

        a) A programação e preparação para o XIV Capítulo Provincial além das orientações sobre os relatórios do triênio;

        b) A confirmação da instalação do Polo de Educação a Distância da Católica de Brasília, em Morrinhos, no Ginásio Senador Hermenegildo de Morais;

        c) A revisão das datas agendadas para a Festa de São José e o Encontro de Párocos e Vigários, em Brasília, nos próximos dias 19 e 20 de março;

        d) Encarregou, ainda, o Pe. Isaac de auxiliar a Economia Provincial acompanhando junto às Imobiliárias a situação dos imóveis da Província;

Roguemos ao Pai Fundador para que nossa caminhada de Consagrados continue dando um testemunho profícuo do Evangelho ao mundo tão sedento dos sinais da Graça de Deus e da presença do seu Reino.

 


37º Capítulo Geral

        No período de 1º a 16 de fevereiro, na Casa de Acolhida das Irmãs de Nossa Senhora Menina, na Cidade do Vaticano – Roma, aconteceu o 37º Capítulo Geral da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Estigmatinos, que contou com a participação do Governo Geral, dos Provinciais e Vice Provinciais além dos confrades eleitos de toda a Congregação.

        No dia 1º de fevereiro, quinta-feira, após a chegada e as devidas comodações, recebemos a visita de Dom José Rodríguez Carballo, OFM, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que nos ofereceu uma reflexão muito bonita e estimulante sobre a vida religiosa a partir do documento do dicastério para a vida consagrada: “Para vinho novo, odres novos”. Depois de ouvir algumas intervenções dos confrades que nos permitiram refletir sobre alguns problemas presentes na vida de nossa Congregação, com a Santa Missa presidida pelo prelado, teve início oficialmente o 37º Capítulo Geral.

        Os trabalhos capitulares se desenvolveram de maneira tranquila e o clima da assembleia foi positivo e construtivo, revelando uma grande preocupação com a necessidade de ampliar e solidificar a internacionalização da nossa Congregação, de aprimorar o processo formativo, desde a primeira formação até a permanente, de cultivar e valorizar a centralidade da vida comunitária e da abertura às periferias geográficas e existenciais, como grande desafio a ser assumido pela vida religiosa atual.

        No decorrer do Capítulo, no dia 02 de fevereiro, os capitulares participaram da Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica Vaticana e, no dia 10 de fevereiro, o Santo Padre recebeu os capitulares em audiência e os convidou a sair e a anunciar “o Evangelho aos pobres, para aqueles que não se sentem amados por ninguém, àqueles que vivem na tristeza e no desespero, aos prisioneiros, aos sem casa e sem-teto, aos imigrantes e aos que fogem das guerras”.

 


NOVO GOVERNO GERAL

novo governo geral

        No dia 15 de fevereiro de 2018, os capitulares do 37º Capítulo Geral, reunidos no Instituto das Irmãs de Maria Menina, localizado na cidade do Vaticano-Roma, procederam à eleição do Novo Governo Geral, que ficou assim constituído:

  • Pe. Rubens Sodré Miranda, Superior Geral;
  •  Pe. Claudio Montalli, Vigário Geral;
  •  Pe. Nelton Pezzini, Conselheiro Geral;
  •  Pe. David Kalyosi, Conselheiro Geral.

        Agradecemos a disponibilidade dos que aceitaram assumir especial função dentro da Congregação e rogamos que Deus os abençoe profusamente, o Espírito Santo os ilumine, os Santos Esposos, Maria e José, os amparem e o nosso Santo Fundador São Gaspar Bertoni, os conforte em todas as circunstâncias.

        Toda a Congregação agradece também o trabalho e a dedicação do Pe. Maurizio Baldessari, Superior Geral, Pe. Bruno Facciotti, Vigário Geral, Pe. José Tadeu Lima Aguiar, Conselheiro Geral e Pe. Abel Lauro Maglines, Conselheiro Geral, que nestes últimos seis anos se doaram pelo bem dos confrades, no serviço ao Governo Geral. Que Deus os recompense abundantemente em seus novos trabalhos apostólicos.

        Ao Novo Governo Geral enviamos nossos parabéns e rogamos que, por intercessão dos Santos Esposos e de São Gaspar Bertoni, Deus derrame sobre seus membros graças, bênçãos e luzes, para que possam administrar a Congregação da melhor maneira, conforme a vontade divina


LIDERANÇAS DOS GRUPOS DE LEIGOS ESTIGMATINOS

        Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2018, aconteceu em Brasília-DF, na sede do CEP, o Encontro Provincial das lideranças dos Grupos de Leigos Estigmatinos.

        O Encontro teve como objetivo partilhar e motivar a caminhada dos Grupos. O Encontro contou com a presença do ViceProvincial, Pe. José Romualdo Degasperi, que fez a abertura do evento e dos padres Márcio Antônio da Silva, Isaac Celestino de Assis, Divino Pereira Caixeta, Adauto Oliveira dos Santos e Fábio Enrique de Souto; dos seminaristas Jonathan Borges Cunha e Filipe Cezar de Souza Martins e de 24 leigos: Fatinha (Luziânia-GO); Alessandra, Weslen e Gleiciene (Morrinhos-GO); Elaine, Cida e Abadia (Goiânia-GO); Carlinhos, Abadia, Vanda e Zuleide (BrasíliaDF) e Simone, Geraldo e Maria (Belo Horizonte-MG); Rodrigo e Luana (Uberaba-MG); Marco e Fabiola (Rio de Janeiro-RJ); Gilda, Márcia e Eronilson (Pirapora-MG); Matildes e Elena (Goiatuba-GO) e Theosmair e Níbia (Panamá-GO).

        Os padres presentes fizeram colocações pertinentes à espiritualidade estigmatina culminando com a socialização e construção de um roteiro comum para as Celebrações das Novenas dos Sagrados Estigmas. Em breve, esta será compartilhada.

        Agradecemos às paróquias e aos participantes pelo empenho e qualificada participação. Que sob a proteção de São Gaspar caminhemos com olhos fixo no Ressuscitado.

 


Crônicas

        Queremos, mais uma vez, solicitar às comunidades que conservem, em dia, o livro das crônicas; recolhendo e anotando os fatos importantes da vida da comunidade. Pedimos também, aos cronistas, para enviarem, periodicamente, as crônicas digitadas para a Residência Provincial, em Goiânia, ajudando assim, a conservar atualizado o arquivo provincial (e-mail: provinciasaojose@estigmatinos.org.br).


 

PROJETO MISSÃO – DIOCESE DE ITUMBIARA

        No dia 31 de janeiro, na cidade de Morrinhos-GO, com a presença do Bispo Diocesano, D. Antônio Fernando Brochini e de quase todo o clero da Diocese, o Pe. José Romualdo Degásperi lhes deu a conhecer o Projeto Missão-Diocese de Itumbiara, uma Igreja em Saída. Depois de algumas considerações por parte dos presentes, D. Antônio Fernando perguntou aos padres presentes se o Projeto poderia ser assumido pela Diocese, ao que todos aquiesceram. Ficou decidido que a primeira medida, com prazo para o final do mês de fevereiro, D. Antônio Fernando formalizaria e publicaria para toda diocese, a existência de uma Comissão Pro-Missão, cujos membros foram escolhidos no mesmo dia da reunião que se aprovou o Projeto Missão para toda a Diocese de Itumbiara. O projeto se constitui de três vertentes: atenção ao Clero, atenção às juventudes e atenção ao povo em geral.


FALECIMENTO

        No dia 22 de fevereiro, às 20 horas, faleceu o religioso estigmatino Padre Francisco Álvaro Ceron, em Barretos (SP); cidade na qual estava tratando de um câncer. Padre Ceron contava com 62 anos e estava licenciado da Congregação para exercer seu ministério na Diocese de Itumbiara-GO, onde era responsável pelas Paróquias das cidades de Professor Jamil, Cromínia e Mairipotaba no Sul, do Estado.

        Houve missa de corpo presente presidida pelo Superior Provincial da Província Santa Cruz, Pe. José Ovídio da Costa, e concelebrada por vários confrades, na Paróquia São Roque, em Taquarituba (SP). O sepultamento aconteceu na mesma cidade, como assim desejou a família e o próprio Pe. Ceron: ser sepultado junto ao túmulo de seus pais.

        Rogamos a Deus que o acolha na glória da ressurreição e que o dê, na plenitude eterna, a Graça de contemplar a Vossa face.

 

Para iniciar um empreendimento é necessário que se tenha alcançado já grandes e heroicas virtudes.
(M. P. 23.07.1809)

A discrição é a rainha de todas as virtudes.
(M.P. 18.07.1808)

Procurar somente a Deus, ver Deus em todas as coisas, isto é tornar-se superior a todas as coisas humanas.
(M.P. 30.07.1818)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *