Informativo Mensal - Julho de 2019

Informativo Mensal – Julho de 2019

Informativo Mensal - Ano XL - n.º 527 - Julho-2019

PENSAMENTO DO MÊS

       A humildade é uma virtude que está situada entre dois vícios opostos: a soberba e o descontrolado desprezo de si. Assim, modera o ânimo de cada pessoa para que, graças ao verdadeiro conhecimento de si, não se eleve além do que é justo, deixando-se dominar pela soberba. Por outro lado, leva a pessoa a sempre se colocar no âmbito da razão ponderada, para não cair na auto-abjeção.

        Ela é tão necessária que Cristo disse: “se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 18,3). São Bernardo observa, falando da humildade – e afirmando que sem ela não se pode entrar no reino dos céus –, que Cristo usa uma linguagem diferente daquela referente à virgindade: “quem puder entender, entenda” (Mt 19,12). A virgindade é apenas um conselho, ao passo que a humildade é um preceito. E quem és tu para pensar que humildade é apenas um conselho útil em vista da perfeição e não um preceito necessário para a salvação de todos nós? E por que achar que ela não obriga ninguém a vivenciá-la, uma vez que, se alguém não se tornar como uma criança, não conseguirá a salvação?

        “Sede discípulos meus”, diz o Senhor, “porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29), porque, sendo por natureza igual ao Pai, despojei-me de tudo assumindo a condição de servo (Fl 2,6-7). Não só me tornei como criança, mas me fiz súdito, por trinta anos, daqueles que eu havia criado. Fiz-me obediente e submisso ao Pai até a morte, e morte de cruz. Eu vos dei o exemplo de humildade para que, assim como eu fiz, também vós o façais (Jo 13,15).

        Cristo humilde; e nós, cristãos, soberbos? Jamais. Não pode subsistir um membro soberbo com uma cabeça humilde. Não nos fica bem o nome de cristãos se não resolvermos abraçar a humildade.

A Gramática de Pe. Gaspar.


ANIVERSARIANTES

01 – Pe. Adriano José dos Santos (Superior Provincial)

05 – Pe. Wenderson da Silva Nascimento

11 – Pe. Edson Márico Pereira

12 – Pe. Antônio Alves (Toninho)

14 – Pe. Divino Ribeiro Viana

16 – Pe. Silvino Caixeta da Silva

17 –  Robson da Silva Ribeiro (Estudante de Filosofia)

18 – Pe. Ruy Félix Carmo Primo

20 – Filipe Cezar de Souza Martins (Estudante de Filosofia)


ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

01 – Pe. Vicente Ruy Marot (1956)

14 – D. José Alberto Moura (1990/Episcopal)

25 – Pe. Rubens Sodré Miranda (1987)


ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 11/07/2002 – Pe. Alcides Spolidoro

† 22/07/2013 – Pe. Vergílio Zoppi


REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

Aconteceu, em Goiânia-GO, na Cúria Provincial, no dia 04 de junho, mais uma reunião ordinária do Governo de nossa Província. Na ocasião foram debatidos e encaminhados os seguintes pontos:

a) Deu parecer favorável aos pedidos dos professos Alef Miguel Ramos dos Santos, Wesley Souza Dias Barroso e Carlos Henrique Gomes dos Santos para receberem as ordens menores do leitorato e acolitato. O Leitorato, será recebido por ocasião da Festa de Fundador e o acolitato, na abertura do Encontro Provincial anual, em janeiro de 2020;
b) Considerou e deferiu os pedidos dos estudantes: Robson da Silva Ribeiro e William da Silva Oliveira para ingresso no postulado da Congregação Estigmatina; a cerimônia acontecerá na Festa do Fundador;
c) Transferiu o Pe. Divino Ribeiro Viana para a Comunidade de Palmas, a fim de que inicie o seu apostolado na regência do Ensino Superior, como vem se preparando há bom tempo;
d) Revisou a situação econômica da Província, suas receitas e saídas e a situação administrativa dos alugueis em Brasília-DF e Goiânia-GO;
e) Aprovou o início de estudos e a realização de Projeto Arquitetônico a fim de analisar a viabilidade da construção do Escritório Central em terreno anexo à Cúria Provincial;
f) Partilhou os encaminhamentos para a Missão na Diocese de Itumbiara-GO, este ano, nas Cidades de Buriti Alegre-GO e Água Limpa-GO;

        Roguemos a Deus, pela intercessão do Fundador, para que o esforço e empenho de toda a Província, e de cada um em particular, possam produzir os frutos desejados, para o bem da Congregação e da Igreja.


VISITA A PARÓQUIA SÃO GASPAR BERTONI

        Aconteceu, entre os dias 31 de maio e 02 de junho, a visita do Animador Vocacional: Professo Wesley Souza Dias Barroso, à Paróquia São Gaspar Bertoni em Belo Horizonte-MG. No dia 01, pela manhã, o vocacionado, Isac Mota, visitou a Casa de Formação São Gaspar Bertoni, onde, conversou com o Animador Vocacional. Foi uma conversa bem tranquila, em que o Professo Wesley Dias apresentou a ele como se dá o processo de acompanhamento na Província e o presenteou com alguns livros, sobre São Gaspar. Após a conversa com o vocacionado, aconteceu o almoço na casa de Formação, com a presença dos Padres João Batista Irias dos Santos e Fábio Enrique de Souto.

        Ainda no dia 01, à noite, aconteceu o Encontro com a EVP, na casa de Dona Maria da Conceição Pintos que contou com a participação de membros veteranos e muitos novatos, também esteve presente o Pe. Bruno Henrique Silva Cunha, Formador da Etapa do Professório. A reunião teve início com um momento de oração, seguida de uma rápida apresentação dos membros. O Professo Wesley Dias, juntamente com a Equipe, responderam ao roteiro de visitas às Equipes Vocacionais Paroquiais de 2019, elaborado pelo Serviço de Animação Vocacional Provincial. O roteiro propõe três etapas: ver a realidade, julgar a realidade e agir sobre a realidade. Na ocasião, a Equipe pôde partilhar a sua realidade paroquial, tendo em vista, suas conquistas e desafios no ano de 2018 e 2019. Concluída a partilha, rezaram a oração do 4º Congresso Vocacional do Brasil, proposta no roteiro e a oração a São Gaspar Bertoni.

        No dia 02, à noite, o Professo Wesley Dias participou da Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, presidida por Pe. Bruno Henrique Silva Cunha. Também participou da Missa o Professo Waldivino Marques Gomes Neto. Na ocasião, o Professo Wesley Dias dirigiu, a todos, uma palavra, a respeito da liturgia do dia, Solenidade da Ascensão do Senhor e se dirigiu aos jovens falando sobre vocação e da importância de se criar uma cultura vocacional na Paróquia.

        O Professo Wesley Souza Dias Barroso agradece a recepção, comunhão e generosidade dos confrades da Comunidade religiosa de Belo Horizonte, aos Professos da casa de Formação São Gaspar Bertoni, aos padres Bruno Henrique Silva Cunha, João Batista Irias dos Santos e Fábio Enrique de Souto, bem como, estende um abraço fraterno aos Leigos e Leigas comprometidos com a Evangelização e com a Animação Vocacional. Fomentemos, em nossa Província, uma cultura vocacional. Que São Gaspar Bertoni e nossos Santos Patronos Maria e José nos ajudem nesta empreitada.


ADMISSÃO AO POSTULANTADO

Pe. Divino Caixeta, e demais seminaristas prestigiando a admissão ao postulantado de Robson e William Robson da Silva Ribeiro (à esquerda) e William da Silva Oliveira (à direita)

        No dia 12 de junho, na Solenidade de São Gaspar Bertoni, Fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas de N. S. J. Cristo (Estigmatinos), nossa Província São José, acolheu ao Postulantado os seminaristas: Robson da Silva Ribeiro e William da Silva Oliveira.

        A Província se alegra e rende graças a Deus pelo SIM generoso destes filhos amados que querem nos conhecer e, progressivamente, fazer parte desta família estigmatina. Apresentamos aos novos postulantes, votos de muitas bênçãos, nesta nova etapa de seu discernimento vocacional. Ao Pe. Divino Caixeta, desejamos fecundidade no acompanhamento dos neopostulantes.


FESTA DE SÃO GASPAR BERTONI

        Em Morrinhos, a Festa de São Gaspar Bertoni foi numa noite clara, de frio ameno, fiéis se reuniam no Pátio do Colégio Senador Hermenegildo de Morais, para então celebrar a eucaristia. Motivos haviam de sobra. Na mesma quarta-feira de celebração da Festa Litúrgica de São Gaspar Bertoni (1853), celebramos também os 83 anos de Fundação do Colégio Senador (1936). Uma grande festa!

        Professores e Colaboradores, Leigos Estigmatinos e outros paroquianos, o Diácono José dos Reis, Pe. Valdomiro Alves Barbosa e o Pe. Roger Evangelista Rodrigues, e até o nosso confrade e Bispo da Diocese de Itumbiara, Dom Antônio Fernando Brochini, estavam lá. Na ocasião, da Festa de São Gaspar, o Bispo presidente da Celebração conferiu o Ministério de Leitor ao nosso Ir. Alef Miguel Ramos dos Santos.
E assim foi celebrada a eucaristia, com simplicidade e incenso, no pátio do Colégio Senador. Seguiu-se de um admirável jantar, prolongamento da confraternização. E como não poderia faltar, enfeitando a mesa do refeitório, dois bolos saboroso: um com o Símbolo do Colégio, e outro com o rosto de São Gaspar.

        No Rio de Janeiro, na solenidade da Festa de São Gaspar Bertoni, houve celebração presidida pelo Pároco/Reitor do Santuário Santa Edwiges, Pe. Silvino Caixeta da Silva e Comunidade religiosa, no dia 12 de junho, às 18h30. Estiveram presentes: a Comunidade religiosa, os Leigos Estigmatinos e os fiéis do Santuário.
Em Uberaba-MG, aconteceu, na Comunidade Nossa Senhora da Alegria, a Celebração da Solenidade de São Gaspar Bertoni, Fundador da Congregação Estigmatina, presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora D’Abadia Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes e concelebrada por Pe. Ruy Felix do Carmo Primo. Também estiveram presentes o Diácono Nivaldo Reis Martinelli, o Professo Jonathan Borges e no final, após a celebração no Santuário D’Abadia, o Pe. Vicente Ruy Marot. A celebração, contou ainda, com a participação dos Leigos Estigmatinos, Pastoral Vocacional e grande número de fiéis. Nesta mesma ocasião, o Professo Wesley Souza Dias Barroso, recebeu o Ministério do Leitorato. Após o Evangelho, o Pe. Ruy Felix fez a leitura do documento enviado pela Cúria Provincial, aprovando o Professo Wesley Dias para receber o Ministério do Leitorato e delegando o Pe. Alexsandro Ribeiro para instituí-lo. Feita a homilia, seguiu-se o Rito de instituição ao Ministério, e a Missa continuou normal-mente. No final o Professo Wesley Dias fez seus agradecimentos e todos foram saborear um delicioso jantar.

        Agradecemos à Comunidade Nossa Senhora da Alegria pela dedicação e cuidado na preparação da celebração, bem como, a todos os Leigos Estigmatinos e Pastoral Vocacional. Que Deus pela intercessão de São Gaspar Bertoni possa abençoar o Professo Wesley Dias em sua caminhada vocacional, dando a ele força e perseverança.


ANIMAÇÃO PASTORAL

      Durante o mês de maio, o professo Alef Miguel, da Equipe Provincial de Assessoria Juvenil, realizou duas visitas de Animação Pastoral.

        Primeiramente em Uberaba-MG, no Santuário Nossa Senhora da Abadia, no dia 12, domingo do Bom Pastor, às 10 horas da manhã. Lá, o assessor se reuniu com jovens das diversas expressões atuantes na comunidade paroquial. Jovens do Segue-me; Acólitos; Missionários da Comunidade Shallom, que iniciaram seu trabalho de animação, na comunidade Nossa Senhora da Alegria; Catequistas de crisma, e também crismandos; jovens universitários…. Após oração inicial, o credo da juventude, os jovens foram encorajados a transformar sua realidade, pois, uma das principais características do jovem é a inquietude, desejo de ser e fazer diferença, que por si, já constitui o próprio poder de mudança. Neste sentido, o momento foi propício para rever os passos da comunidade, juntamente com o assessor local Professo Wesley Souza Dias Barroso. Foi constatada, a necessidade de maior diálogo, em prol da unidade e trabalho em comum, entre os diversos seguimentos. Foi neste intuito, e atendendo ao apelo de nossa Província, em sintonia com as diretrizes da CNBB, na presença do Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes, Pároco-Reitor, que já fora aclamado pela criação do Setor Juvenil Paroquial. Louvamos a Deus pelo sim dos jovens que aceitaram a Missão de Animação, em prol de uma pastoral mais fortalecida, com diálogo entre as expressões, e atividades mais comuns. Em meio a tantos desafios (como o grupo de jovens inativo), foi anunciado, já nesta primeira reunião, o desejo-necessidade de caminhar com a Pastoral Universitária, visto o grande fluxo desses estudantes nas celebrações e, por muitos residirem nas mediações da Praça Nossa Senhora da Abadia.

        Na semana seguinte, foi a vez da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos-GO. Nesta comunidade, onde o Setor Juvenil Paroquial já se encontra atuante, foram constatadas forças e fraquezas, no tangente a realidade local e a multiplicidade de movimentos afins, existentes na cidade. O assessor, agradeceu o empenho e trabalho realizado pelos jovens, especialmente no que tange ao diálogo entre os movimentos. A novidade, enquanto pastoral juvenil, vem de um lugar conhecido como morro, comunidade São João Batista. Lá, já faz alguns meses, fora criado um grupo de jovens, nos interpelando e nos motivando a esperança! Também, neste encontro de Animação do CEP, tomamos consciência e missão, de auxiliar a Missão dos Vicentinos, sobretudo, na articulação de uma Conferência Jovem, como nos pede o próprio Presidente local dos Vicentinos. Viu-se a necessidade de estudo sistemático sobre o recente Sínodo dos Bispos, com o tema “Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

        Agradecemos às duas comunidades que nos acolheram, preparando com muito carinho esta visita, e rogamos ao nosso Pai Fundador, São Gaspar Bertoni, Animador da Juventude, que nos inspire neste processo continuo de acompanhamento, carro chefe em nosso Carisma Apostólico.


OS PRIMEIROS ESTUDANTES NO INSTITUTO SÃO ZENO DE VERONA NA ITÁLIAJonathan Borges Cunha, Pe. Jordélio (Provincial da Província Santa Cruz), Adriano Lopes Cruz e Valdinei Ales da Silva.

        Em cumprimento à decisão tomada no Conselho dos Superiores em Roma (2016), foi realizada a Missa de envio dos três primeiros estudantes para cursarem teologia na Itália, no Instituto São Zeno, de Verona.

        A Celebração Eucarística, aconteceu na Paróquia Santa Cruz, em Rio Claro, no dia 23 de junho. Os estudantes são: Jonathan Borges Cunha, da Província São José, Adriano Lopes Cruz e Valdinei Alves da Silva, da Província Santa Cruz. Os estudantes residirão na Casa Mãe, onde São Gaspar iniciou o projeto de evangelização com os primeiros companheiros e onde funciona, também, a Cúria Provincial da Província Sagrado Coração.
Desejamos, aos estudantes, uma profunda caminhada teológica e um grande enriquecimento de estigmatinidade junto ao berço de nossa Congregação.


FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM LUZIÂNIA

De 31 de maio a 10 de junho, a Paróquia Santa Luzia celebrou a Festa do Divino Espírito Santo. Nesse ano, celebramos com o tema: Divino Espírito Santo, fortalece a nossa fé e a transforme em missão; e com o lema: “Derramarei o meu Espírito sobre todos os viventes”. (Je. 3,1).

        Antes do início da Novena, tivemos dois outros momentos prepara-tórios. De 25 de abril a 23 de maio, realizamos a Novena dos Dons do Espírito Santo, em muitas famílias da Paróquia; e de 16 a 30 de maio, fizemos a Visita da Bandeira e da Imagem do Divino Espírito Santo, em todas as repartições públicas e privadas da cidade de Luziânia e Jardim Ingá.
A cada dia da Novena, celebrada no Santuário e na Capela do Divino Espírito Santo, acolhemos os Seguimentos sociais, que celebraram conos-co. As novenas foram bem participadas e celebradas.

        A Missa Solene da Festa de Pentecostes, foi celebrada no Santuário, às 09 horas, sendo presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Waldemar Passini Dalbello. Após a celebração, foram eleitos os novos Festeiros para o ano de 2020 e realizado, no Parque de Exposições, o tradicional Leilão de gado, em prol das obras da Paróquia Santa Luzia.

        Que o Divino Espírito Santo continue derramando suas bênçãos sobre todos nós.

“Temos que reproduzir em nós os traços de Cristo.” (M.P. 26.02.1809)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *