Informativo Mensal – Janeiro de 2019

Informativo Mensal - Ano XL - n.º 521 - Janeiro 2019

PENSAMENTO DO MÊS

       Cristo sentar-se-á em seu trono e, então, todos “olharão para Aquele que traspassaram” (Jo 19,37). Haverá também um trono para Maria e cada apóstolo. Dirá Jesus: vede estas chagas – foram abertas por vós; este sangue – derramei-o por vós e por meio dele vos lavei no batismo.

        Naquele dia, somente nossas boas obras nos salvarão. Realizemos, então, boas obras com  assiduidade. Em seguida, prostremo-nos aos pés de Jesus, para dizer-lhe: ah! Senhor, não haverá, naquele dia, um lugar para me esconder. Agora, porém, acabo de encontrá-lo: são as chagas que abri com meus pecados. Esconde-me em tuas feridas!

        Contamos, também, com a ajuda de Maria. Naquele dia, vamos nos encontrar com Ela, saudando-a como nossa Mãe, advogada e rainha. E Ela, voltando-se para Jesus, dirá: eis este teu e meu filho, que chegou para viver conosco no paraíso; foi meu devoto; não satisfeito, porém, em apenas venerar-me, promoveu minha devoção entre seus amigos, familiares e filhos; agora, chegou para receber a recompensa.

        Então, Jesus voltará sua face benigna para nós, abraçar-nos-á com ternura, agradecerá – sim, agradecerá – nossa devoção para com sua Mãe e, como recompensa, far-nos-á beijar suas chagas. Só em pensar nisto, já nos sentimos consolados enormemente. Imaginemos como será experimentá-lo!

A Gramática de Pe. Gaspar


ANIVERSARIANTES

2 – William da Silva Oliveira (Estudante de Filosofia)

8 – Carlos Henrique Gomes dos Santos (Professo Temporário)

15 – Pe. Mário Eugênio Budri

18 – Pe. Antônio Rodrigues Carneiro

ANIVERSÁRIOS DE ORDENAÇÃO

07 –  Pe. Sebastião Carreiro da Silva (1995)

16 – Pe. José Romualdo Degásperi (1965)

16 – Pe. Custódio José do Amaral (1977)

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 07/01/2001 – Pe. Ângelo Pozzani

† 27/01/2001 – Pe. Kleibe França Ribeiro

† 31/01/2004 – Pe. Lino José Correr


PROFISSÃO RELIGIOSA

       No dia 20 de janeiro de 2019,  acontecerá uma solene celebração na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, em Brasília-DF, com a presidência do Superior Geral, Pe. Rubens Sodré Miranda.

        Durante essa solenidade, haverá a cerimônia de renovação dos votos religiosos dos professos: Alef Miguel Ramos dos Santos, Carlos Henrique Gomes dos Santos, José Vítor da Conceição Borges, Waldivino Marques Gomes Neto e Wesley Souza Dias Barroso e alguns estudantes da Província Santa Cruz.

        Também fará a primeira profissão dos votos religiosos, o nosso noviço Jonathan Borges Cunha, no dia 23 de janeiro de 2018, na Fazenda Santana, em Corumbataí-SP, com a presidência do Superior Provincial da Província Santa Cruz, Pe. Jordélio Siles Ledo.

        Parabéns e felicitações aos nossos professos, com nossas orações e incentivos, para que continuem firmes em sua caminhada religiosa e na busca da realização do ideal sacerdotal. Com isso, muito se alegra nosso Fundador e pedimos a São Gaspar que interceda junto aos Santos Esposos para que os abençoem, os protejam e os conservem bem determinados nessa doação generosa a Deus, à Igreja e à Congregação.


FESTA DOS SANTOS ESPOSOS

        A cada ano, toda a Congregação Estigmatina celebra a Festa dos Santos Esposos, no dia 23 de janeiro.

        Os esponsais de Maria e José foram escolhi­dos, por nosso Fundador, como Patronos do novo Instituto, que ele estava fundando em Verona.

        Nossos santos patronos, servem de exemplo e proteção a nós religiosos, representam grande estímulo aos Leigos Estigmatinos e, ainda, um verdadeiro incentivo aos casais cristãos, para ajudá-los no cumprimento de seus deveres matrimoniais, dentro da Comunidade.

       Conforme o DP 26 e o DG 42.2, procuremos celebrar esta Festa com muito fervor e grande devoção. Em nossa Comunidade religiosa e paroquial, é de grande proveito organizar uma bela celebração com a participação de casais, que na ocasião poderão renovar seus empenhos cristãos dentro do casamento e, ainda, receber uma bênção especial, para ajudar na responsável vivência familiar.

        Pedimos que os Santos Esposos derramem profusas bênçãos e graças sobre os religiosos, os Leigos Estigmatinos e os casais, para que mantenham diante de Deus a fidelidade de seus votos e seus compromissos matrimoniais e laicais.


REUNIÃO DA EQUIPE DE FORMAÇÃO

       No dia primeiro de dezembro, aconteceu a reunião da Equipe de Formação da Província, na sede do CEP em Brasília-DF. Estavam presente na reunião o Conselheiro da Formação e Formador do Propedêutico, Pe. Divino Pereira Caixeta, o Formador da Filosofia, Pe. Silvino Caixeta da Silva, o Formador da Teologia Pe. Bruno Henrique Silva Cunha e o Professo Wesley Souza Dias Barroso, Animador Vocacional da nossa Província.

        Iniciamos a reunião com a acolhida, fizemos uma análise sobre a situação da Animação Vocacional, em nossa Província, destacamos os desafios, fragilidades e sonhos para um trabalho vocacional que devemos abraçar com muita força e coragem para que os jovens vocacionados sejam despertados em sua vocação e tenham um acompanhamento mais direto das nossas Comunidades. Logo em seguida, foi feita a leitura da ata da reunião de agosto e depois falamos sobre nossas Casas de Formação, desde o Propedêutico até a Teologia. Destacamos o empenho dos formadores no trabalho com a formação e os desafios em acompanhar a juventude com seus desejos e sonhos do dia a dia. Confirmamos a participação dos estudantes, no III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina, em Brasília-DF.

        Pedimos a São Gaspar Bertoni que nos ajude sempre no trabalho de Animação Vocacional em nossa Província que tanto queremos bem. Força e coragem para todos nós!


ENCONTRO VOCACIONAL

       Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2018 aconteceu, nas dependências do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP), em Brasília-DF, o III Encontro Vocacional de Convivência que contou com a participação de 06 vocacionados: Cleuton Rodrigues Gonçalves, de Ceilândia-DF; Raul Novais Martins, de Luziânia-GO; Jhonata Leandro Lopes, de Belo Horizonte-MG; Gabriel dos Santos Monteiro, de Uberaba-MG; Matheus Guarniel Tanaka, do Rio de Janeiro; Tiago Marques de Souza, de Itumbiara-GO; o seminarista da filosofia: William da Silva Oliveira; o seminarista do propedêutico, Rafael Arcanjo Damásio Silveira Filho; o Animador Vocacional da Província: Professo Wesley Souza Dias Barroso, o Professo Waldivino Marques Gomes Neto, os formadores: Pe. Divino Pereira Caixeta, Pe. Bruno Henrique Silva Cunha e Pe. Silvino Caixeta da Silva.

        O encontro teve como tema: “Faça-se em mim segundo Tua Palavra” (Lc 1,38), sendo assessorado pela Equipe Provincial Vocacional, Equipe de Formação e com o auxílio da Psicóloga Daniela, de Uberaba-MG.

        No sábado, após o café e oração, foi feita uma acolhida pelo Vigário Provincial, Pe. Divino Pereira Caixeta. Após a acolhida aconteceu  a apresentação dos participantes, com uma dinâmica feita pela psicóloga Daniela. Dando continuidade, a psicóloga Daniela fez uma retomada, com os vocacionados, da história vocacional. Logo após, tivemos o intervalo. No segundo momento da manhã, Pe. Bruno Henrique fez uma profunda explanação sobre a vocação na Sagradas Escrituras.

        Na parte da tarde, começamos com a exposição do professo Waldivino Marques, com o tema: Projeto de Vida de São Gaspar Bertoni – Congregação – Carisma Estigmatino e Espiritualidade Bertoniana. Em seguida os seminaristas Rafael, William e o Professo Waldivino apresentaram aos vocacionados como é o dia a dia das Casas de Formação. Para encerrar o período da tarde, fizeram um passeio no Parque da Cidade. À noite, no Centro Estigmatino de Pastoral (CEP), serviu-se o jantar, encerrando o dia com um momento de descontração entre os membros.

        No domingo, após o café, participaram da Celebração Eucarística na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, presidida pelo Vigário Provincial, Pe. Divino Pereira Caixeta. Depois, ocorreu as conversas com todos os candidatos.  Por fim, a Equipe Vocacional Provincial tratou das questões práticas, como o ingresso dos novos membros: Cleuton Rodrigues Gonçalves, de Ceilândia-DF e Jhonata Leandro Lopes, de Belo Horizonte-MG como também o trabalho de continuidade do acompanhamento com os outros candidatos que estão trilhando esse processo. O Professo Wesley Souza Dias Barroso, Promotor Vocacional, agradeceu a todos pela presença e generosidade. O encontro encerrou-se com um delicioso almoço.

        O CEP agradece à Província São José pela confiança, às EVP’s, à Comunidade religiosa de Brasília pelo testemunho de acolhida.

        Que São Gaspar Bertoni, modelo do Santo Abandono, ajude-nos a criar a cultura vocacional em nossas paróquias. Rezemos pelos nossos irmãos que ingressam em nossa Casa de Formação e peçamos que sejam perseverantes, no ardor de São Gaspar.


REUNIÃO DO COLEGIADO AMPLIADO DO CEP

        Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, doze dos dezesseis membros do Colegiado Ampliado do CEP: Pe. José Romualdo Degásperi, Pe. Isaac Celestino de Assis, Pe. Divino Pereira Caixeta, Pe. Fábio Enrique de Souto, Pe. Fernando de Assis Queiroz, Pe. Idelfonso Braz dos Santos, os Professos: Wesley Souza Dias Barroso, José Vitor da Conceição Borges, Waldivino Marques Gomes Neto, Alef  Miguel Ramos dos Santos, Carlos Henrique Gomes dos Santos e o seminarista Rafael Arcanjo Damásio Silveira Filho se reuniram em sua sede na cidade de Brasília, para a reunião anual de Avaliação e Planejamento do Centro Estigmatino de Pastoral. Sentiram-se as ausências dos membros: Pe. Divair Bento Vieira, Pe. Divino Ribeiro Viana, Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes e Pe. Silvanir Fagundes de Oliveira.

        No primeiro dia, após a oração da tarde, Pe. Idelfonso, Conselheiro da Pastoral e Coordenador Geral do CEP acolheu aos presentes salientando a gratidão e o compromisso do trabalho evangelizador do CEP. Em seguida, convidou Pe. Romualdo para a condução da reunião. O mesmo leu a proposta da pauta que fora aceita pelos presentes. Depois, Pe. Romualdo indagou a todos sobre o comportamento, positivo e negativo, do Conselho Provincial, do CEP, das Equipes de Pastoral do CEP, e das Comunidades Estigmatinas em relação ao Plano da Ação Evangelizadora da Província. Surgiram várias análises, desafios, perspectivas que resultaram num diagnóstico.

        Após o café da tarde, no retorno à sala, Pe. Romualdo convidou os participantes a visitarem o Diretório do CEP a fim de realizar uma análise de conjuntura sobre a missão do CEP na atualidade. Após a leitura detalhada, decidiu-se fazer alguns ajustes e complementos no documento. O dia encerrou-se com a oração do Magnificat e uma singela confraternização entre os membros.

        No segundo dia, após o café e a oração das Laudes, leu e refletiu-se sobre o Documento Programático do XIV Capítulo Provincial e elencaram-se algumas considerações. Em seguida conheceu e reconheceu-se o Plano da Ação Evangelizadora da Província 2018-2021. Após o almoço, no período da tarde, estabeleceram-se as prioridades de cada uma das cinco pastas do CEP para o ano de 2019. Pe. Romualdo pediu encarecidamente às equipes: empenho, fidelidade e dedicação a cerca das prioridades assumidas.

        Após o café da tarde, passou-se para a indicação de ações estratégias para Conselho Provincial; para o CEP;  para as Equipes e para as Comunidades Estigmatinas, frente ao Plano de Pastoral Provincial. Discutiu-se e aprovou a Agenda do CEP para o ano de 2019. Decidiu-se sobre duas reuniões do Colegiado Gestor a ser realizada nos meses de abril e agosto e ainda pormenorizou-se doze atribuições ao Secretário Executivo do CEP na pessoa do Pe. Isaac Assis. Por fim, pensou-se e decidiu-se sobre a metodologia da Assembleia Provincial de 2019.

        A reunião terminou com uma avaliação o qual surgiu as seguintes expressões: objetividade, leveza, ausências, prioridades, comunicação, perguntar aos que se ausentaram se estão felizes na pasta que atuam. A reunião encerrou- se às 17 horas, com um delicioso lanche e num clima de muita amizade, esperança e expectativas e desejos de contribuir com o crescimento do CEP e consequentemente com a Evangelização


ANIMAÇÃO VOCACIONAL PROVINCIAL

       Aconteceu de 26 de novembro a 04 de dezembro de 2018, a visita do Animador Vocacional Provincial, Professo Wesley Souza Dias Barroso, à Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, em Brasília-DF. No dia 28, à tarde, visitou o vocacionado Cleuton Rodrigues, na cidade de Valparaíso de Goiás-GO. Foi um momento muito agradável, onde pôde conhecer seus pais e conversar sobre a caminhada que o vocacionado tem feito conosco. Durante os outros dias conviveu com os confrades da Paróquia e esteve envolvido na preparação do III Encontro Vocacional de Convivência que aconteceu nas dependências do Centro Estigmatino de Pastoral – CEP.

        Nos dias 01 e 02 de dezembro esteve envolvido no Encontro Vocacional. No dia 02, à tarde, se reuniu com a EVP (Equipe Vocacional Paroquial) e apresentou o Diretório de Pastoral Vocacional, da Província. Salientou a importância da unidade da equipe bem como da presença junto à juventude e pastorais afins. Agradeceu o planejamento e a execução das atividades, tendo em vista uma promoção da Cultura Vocacional e pediu a utilização da revista ROGATE nas atividades já existentes, entregou também os livretos de Nucleação Vocacional. Por fim, o Professo Wesley agradeceu o empenho de cada membro na vivência de sua vocação, do trabalho em equipe e sublinhou a necessidade de perseverança e fidelidade, no caminho da pesca de homens e mulheres para servir a vinha do Senhor.

        O Professo Wesley agradece a recepção, comunhão e generosidade dos confrades da Comunidade religiosa de Brasília-DF, Pe. Divino Alves Pereira da Silva, Pe. Isaac Celestino de Assis, Pe. Vicente Ruy Marot, bem como estende um abraço fraterno aos Leigos e Leigas comprometidos com a Evangelização e com a Animação Vocacional. Um agradecimento especial a todas as nossas Paróquias e EVPs que ao longo deste ano de 2018 acolheram nossa visita e trabalharam em prol das vocações. Com esperança de que o novo ano, que se aproxima, seja ainda mais frutuoso.

        Que São Gaspar Bertoni e nossos Santos Patronos Maria e José nos sustentem e nos deem força em nossa missão. Fomentemos em nossa Província, em nossas Paróquias, uma Cultura Vocacional. É missão de todos! Um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo de muitas realizações!

“Se tomarmos o Menino nos nossos braços e nos deixarmos abraçar por Ele, nos dará a paz do coração que jamais terá fim.” (Papa Francisco)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *