Informativo Mensal - Fevereiro de 2019

Informativo Mensal – Fevereiro de 2019

Informativo Mensal - Ano XL - n.º 522 - Fevereiro 2019

PENSAMENTO DO MÊS

      Os artifícios do Maligno têm como finalidade tirar-nos a confiança, porque ela pode nos salvar: “é na esperança que já fomos salvos” (Rm 8,24). Alguém pode admitir que Deu perdoe, levantando, porém, a questão: será Ele sempre justo e está disposto a voltar para nós seu olhar compassivo e benevolente após tantas culpas, com as quais provocamos sua ira?

        Entendo e respondo: quem deseja medir a ira de Deus com o metro incorrerá em erro seriamente perigoso para si e injurioso para Ele. Se a ira divina fosse uma paixão igual à que domina as pessoas, haveria motivo suficiente para temer a impossibilidade de se apagar o enorme incêndio de ira que provoca nossos pecados. No entanto, como em Deus não há sombra de paixão e, mesmo nos punindo, não o faz com ira, tendo sempre um olhar amoroso para conosco, podemos, em qualquer circunstância, criar coragem e confiar no valor da penitência. Acreditemos, sempre, que Deus nos ama, mesmo quando se mostra irado. Se nos ameaça, porque nos afastamos dele, significa, então, que, com muito mais razão, nos quer atrair para si.

        É preciso ter um conceito mais claro de Deus, considerando que não poupou, por nosso amor, nem mesmo seu Filho unigênito, mas o entregou aos mais cruéis sofrimentos e à morte ignominiosa para nos redimir. Se por trinta e três anos o Verbo feito homem correu atrás dos pecadores que fugiam dele, se ele continua, ainda hoje, a enviar mensageiros, advertindo, exortando e oferecendo sua misericórdia, como poderá rejeitar-me? Não, não é possível!

        Deus jamais rejeita a penitência sincera, mesmo que a pessoa tenha ido a fundo em todos os males. Pelo contrário, acolhe-a, abraça-a, ajuda-a a levantar-se e a recuperar sua primitiva dignidade.

A Gramática de Pe. Gaspar


ANIVERSARIANTES

04 – Márcio Ivan Carneiro Gondim (Professo Temporário)

20 – Pe. Jarbas Rodrigues Matos

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 19/02/1999 – Pe. Osvaldo Casellato


ATIVIDADES DE INÍCIO DE ANO

     Entre os dias 03 e 11 de janeiro do novo ano, nossa Província esteve reunida para as atividades anuais de Formação Permanente, Assembleia Provincial e Retiro Espiritual. Todas essas atividades aconteceram na Casa de Encontros Israel Pinheiro, no Lago Sul, em Brasília à beira do Lago Paranoá. Um espaço com muito verde, de beleza singular, propiciando tranquilidade e bem-estar espiritual.

        A primeira atividade foi conduzida pelo Pe. Rafael Solano, da Arquidiocese de Londrina, que trabalhou assuntos de Bioética e Moral Cristã, no sentido de orientar e esclarecer muitas dúvidas no caminhar Pastoral da Igreja em tempos de Ideologia de Gênero e tantos outros aspectos da Sociedade hodierna.

        O retiro anual foi conduzido pelo Bispo Emérito da Diocese de Uruaçu, Dom José Chaves que, com sua paciência, sabedoria e ampla visão eclesial orientou as reflexões espirituais enriquecidas com muitas histórias e exemplos de vida.

        Agradecemos a presença fraterna dos Professos e Padres da Província Santa Cruz que, em virtude da proximidade da data do EIJE, fizeram o retiro conosco, propiciando a todos nós momentos especiais de convivência, entrosamento e partilha de vida.

        Entre a Formação Permanente e o retiro aconteceu a Assembleia anual, onde cada Conselheiro apresentou um resumo das atividades realizadas durante o ano que se findou e desenvolveu perspectivas de atuação do setor de sua responsabilidade. Foi dada uma ênfase nas Atividades das Pastorais Fundacionais e no Setor da Economia com uma prestação de contas clara e objetiva.


TRANSFERÊNCIAS

       Para uma melhor atuação e atenção às realidades Pastorais da Província, das Paróquias e obras onde trabalhamos, foram definidas as seguintes transferências:

  • Divino Pereira Caixeta, CSS
    • Conselheiro Provincial, Formador das Etapas: Propedêutico e Filosofia e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, em Goiânia-GO;
  • Divino Ribeiro Viana, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia Santa Edwiges, no Rio de Janeiro-RJ;
  • Fábio Enrique de Souto, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia São Gaspar Bertoni, em Belo Horizonte-MG;
  • Jailson Dias dos Santos, CSS
    • Capelão da FACTO e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Palmas-TO;
  • Jarbas Rodrigues Matos, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia Santa Luzia, em Luzânia-GO;
  • José Ailton Teodoro, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia Sagrados Estigmas, em Goiania-GO;
  • Laudimiro de Jesus Borges, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, em Brasília-DF;
  • Silvino Caixeta da Silva, CSS
    • Pároco da Paróquia de Santa Edwiges, no Rio de Janeiro-RJ;
  • Ruy Félix Carmo Primo, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia Santa Edwiges, no Rio de Janeiro-RJ;
  • Valdomiro Alves Barbosa, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos-GO;
  • Vicente Ruy Marot, CSS
    • Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba-MG;
  • Professo Alef Miguel Ramos dos Santos, CSS
    • Comunidade Religiosa Estigmatina de Morrinhos-GO, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo;
  • Professo Márcio Ivan Carneiro Gondim, CSS
    • Comunidade Religiosa Estigmatina e Goiatuba-GO, na Paroquia Santíssima Trindade;
  • Professo Wesley Dias Barroso, CSS
    • Nucleador Vocacional Provincial; Comunidade Religiosa Estigmatina de Uberaba-MG, na Paróquia Nossa senhora da Abadia.

        Desejamos a todos uma profícua missão, que o Espírito Santo possa os conduzir para que sejam verdadeiros evangelizadores na seara que o Senhor lhes confiou.


NOSSOS ESTUDANTES

       Neste ano de 2019 teremos no Seminário São José em Goiânia-GO as Etapas do Propedêutico e da Filosofia, tendo como formador o Pe. Divino Pereira Caixeta. No propedêutico teremos dois estudantes, a saber: Cleuton Rodrigues e Jhonata Leandro Lopes. Na Filosofia teremos quatro estudantes, a saber: Antonio Magno Sousa, Filipe Cezar de Souza, Robson da Silva Ribeiro e William da Silva Oliveira. Todos estudando no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Neste ano a Província São José não terá nenhum noviço.

        Em Belo Horizonte-MG, na Casa de Formação São Gaspar Bertoni, etapa do Professório, tendo como formador Pe. Bruno Henrique Silva Cunha, teremos seis estudantes de teologia, a saber: Carlos Henrique Gomes dos Santos, José Vitor da Conceição Borges, Waldivino Marques Gomes Neto, Rafael Arcanjo Damásio Silveira Filho, que ainda não é professo, mas iniciará seus estudos de teologia, e os Marfinenses: Hermann Brice Assanwou, Jean-Jacques Kassi Kadio. Todos estudando na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

        Aos nossos estudantes desejamos que seja um ano de crescimento em todas as áreas. Que São Gaspar Bertoni e nossos Santos Patronos Maria e José intercedam por cada um, dando-lhes a graça da perseverança e fidelidade. Rezemos pelas vocações!


III ENCONTRO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ESTIGMATINA – EIJE

        Com o intuito de encontrar e reencontrar o outro, de encarnar a identidade de discípulos-missionários, em uma Igreja em saída, de celebrar a vida das juventudes estigmatinas, espalhadas pelo mundo e promover a integração e a partilha aprofundando a Espiritualidade Bertoniana, aconteceu de 14 a 20 de janeiro de 2019 , na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, em Brasília-DF, Brasil, o III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina (EIJE), organizado pela Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Fundada por São Gaspar Bertoni, em Verona, Itália, aos 04/11/1816.

        O EIJE é um encontro que reúne jovens das várias Províncias Estigmatinas espalhadas pelo mundo, e ocorre sempre na semana antecedente à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A 1ª edição aconteceu também no Brasil, em São Caetano do Sul-SP (2013), antecedendo a JMJ no Rio de Janeiro; e a 2ª edição, ocorreu em Verona, Itália (2016), cidade onde foi Fundada a Congregação Estigmatina, antecedendo assim, a JMJ ocorrida na Polônia.

        A 3ª edição proporcionou aos jovens, a experiência da temática: “Somos Jovens Estigmatinos: Missionários por uma ‘Igreja em Saída”. E, em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude de 2019 (JMJ), sediada no Panamá acolheram o Lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser. (Jo 2.5)”. Assim, o encontro foi marcado por vários momentos de visitas, de reflexão, de escuta, do compromisso e dos desafios atuais de se viver a juventude a partir da inspiração do Carisma Estigmatino.

        O encontro contou com a presença de 150 jovens do Brasil, Chile e Paraguai das Províncias São José e Santa Cruz. Estiveram também presentes no encontro: o Superior Geral da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pe. Rubens Sodré Miranda, CSS; Pe. David Augustus Kalyosi, CSS, Conselheiro Geral; Pe. Adriano José dos Santos, CSS, Superior Provincial da Província São José; Pe. Jordélio Siles Ledo, CSS, Superior Provincial da Província Santa Cruz; Pe. Isaac Celestino de Assis, CSS, Assessor da Pastoral Juvenil da Província São José; Diácono Ericksson Joao Abaroa Bravo, CSS, Assessor da Pastoral Juvenil da Província Santa Cruz,  Pe. Leonardo Quijada, CSS, Assessor da Pastoral Juvenil da Delegação Cristo del Perdón, Pe. José Raad, Pe. Roberto Vera, Pe. Divino Pereira Caixeta, Vigário Provincial e Conselheiro Provincial da Formação da Província São José e os seminaristas estigmatinos.

        As atividades iniciaram-se no dia 14/01 com o credenciamento dos jovens, onde foram entregues o kit peregrino e a Celebração de abertura. O segundo dia foi marcado pela dinâmica de abertura e apresentação: biodança, pela Missa de abertura e a caminhada da paz no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. No dia 16/01 no Campus Taguatinga da Universidade Católica de Brasília houve as catequeses com a temática do Sínodo da Juventude (2018): Língua portuguesa com o Cardeal Sérgio da Rocha e os de Língua Espanhola com o jovem Nei. Pela tarde aconteceram as envolventes oficinas e a noite uma orante Via Sacra. No dia 17/01, os jovens foram divididos: um grupo foi para o Hemocentro doar sangue e o outro grupo visitou o projeto “Vira Vida” de ressocialização de jovens que foram violentadas sexualmente na cidade do Gama-DF, no período vespertino uma emocionante roda de conversa sobre as duas experiências. O dia se encerrou com um lucernário de agradecimento.

        No dia 18/01 os jovens puderam conhecer alguns monumentos que abrilhantam a Capital Federal: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Estádio Nacional Mané Garrincha, Ermida D. Bosco, Congresso Nacional e Superior Tribunal Federal. O dia encerrou com uma descontraída e produzida noite cultural no Campus Asa Norte da Universidade Católica de Brasília. No dia 19/01 os jovens se deslocaram para a cidade de Luziânia-GO, onde foram acolhidos no Centro Comunitário por vários leigos e jovens. Pela manhã aconteceu às catequeses novamente por línguas, português com o Pe. Isaac e espanhol com o Pe. Raad. A tarde visitou-se a Casa de Misericórdia, uma obra que acolhe moradores de rua, inspirada e mantida com auxílio dos estigmatinos e hoje coordenada pelas Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia e também a Catedral Divino Espírito Santo e Nossa Senhora da Evangelização.  Após o lanche Celebrou-se a Missa em Espanhol no Santuário Santa Luzia e o dia encerrou-se com um apetitoso jantar servido pelos leigos daquela receptiva comunidade.

        O último dia foi marcado por abraços, até logo, muita animação e claro saudades. Após a oração matinal, os jovens se dirigiram para o auditório do Centro Educacional Maria Auxiliadora para a gravação de “lives” sobre as experiências do EIJE. A noite aconteceu a Solene Celebração Eucarística de encerramento do III EIJE presidida pelo Superior Geral, Pe. Rubens Sodré Mirnada. Na ocasião, vinte professos estigmatinos das duas Províncias brasileiras fizeram a renovação de seus votos religiosos.

        Espera-se que através deste encontro, se reacenda nas Comunidades Estigmatinas o desejo de um acompanhamento autêntico com as juventudes. Que a partir dos rostos dos Missionários Estigmatinos cada jovem se torne o rosto misericordioso de Deus para outros jovens. Que a alegria de ser jovem a partir do carisma estigmatino, que é amor ao serviço “Ide Ensinai” sele o firme propósito de anunciar a todas as nações:  “Sou Jovem ESTIGMATINO, fidelidade ao SENHOR”! Que São Gaspar Bertoni, interceda por toda a Juventude Estigmatina e demais religiosos, para que sejam fiéis na sua missão evangelizadora do Reino de Deus nesta história. Gratidão a todos e todas que direta ou indiretamente possibilitaram a realização deste inesquecível e magnífico encontro. Até a sua 4º edição!


RENOVAÇÃO DOS VOTOS DOS PROFESSOS

       No dia 20 de janeiro de 2019, na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, em Brasília-DF, às 19h30, aconteceu a Celebração Eucarística de Renovação dos Votos de Pobreza, Castidade e Obediência dos Professos das Províncias São José e Santa Cruz. A Missa foi presidida pelo Superior Geral da Congregação dos Sagrados Estigmas de N. S. J. C.,  Pe. Rubens Sodré Miranda. Estavam presentes os Superiores Provinciais da Província São José, Pe. Adriano José dos Santos e da Província Santa Cruz, Pe. Jordélio Siles Ledo, o Conselheiro Geral Pe. David Kalyosi, bem como, outros confrades das duas Províncias. Destaca-se também a presença de familiares, amigos, e dos jovens que estavam participando do III EIJE – Encontro Internacional da Juventude Estigmatina, abrilhantando ainda mais esta grande festa.

        Rezamos e desejamos ardentemente que a juventude possa sentir-se motivada por tão grande testemunho da Vida Religiosa Consagrada e, pelo impulso do Espírito Santo, para que tenham coragem de fazer de suas vidas uma aliança de amor com Deus em Jesus Cristo. Aos que renovaram seus votos damos os parabéns e pedimos a Deus, por intercessão dos Santos Esposos, para que lhes conceda a graça da perseverança. Que sejam fiéis no seguimento a Jesus Cristo imitando o exemplo de São Gaspar Bertoni.


PRIMEIRA PROFISSÃO

        No dia 23 de janeiro de 2019, ás 10 horas da manhã, aconteceu na Fazenda Santana, em Corumbataí-SP, a celebração de acolhida da Primeira Profissão do estudante Jonathan Borges Cunha de nossa Província. A celebração foi presidida pelo Superior Provincial da Província Santa Cruz, o Revmo. Pe. Jordélio Siles Ledo. Estiveram presentes representando nossa Província os Padres Alexsandro Ribeiro Nunes e Divair Bento Vieira, os professos Carlos Henrique Gomes dos Santos, José Vitor da Conceição Borges e Waldivino Marques Gomes Neto, além de diversos Leigos de Uberaba-MG e Goiânia-GO. Na celebração o Neo-professo realizou os primeiros votos de Castidade, Pobreza e Obediência dentro da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Unamos-nos em preces pela sua entrega e doação. Que Deus o fortaleça e que esta Consagração possa ser sinal do próprio Jesus Cristo na sua vida e de todos aqueles que o encontrarem.

Que os Santos Esposos e São Gaspar Bertoni intercedam por ele e, por sua Consagração!


FESTA DOS SANTOS ESPOSOS

        Em Belo Horizonte-MG. Como de praxe, dentro de nossas tradições e devoções foi celebrada com muito carinho, os Esponsais de Maria e José, na Paróquia São Gaspar Bertoni, tendo à frente nos preparativos a Pastoral Familiar e os Leigos Estigmatinos, às 20 horas. Igreja São Jerônimo, no Bairro Leblom. Apesar do pouco tempo pra preparar os casais já enriquecidos da espiritualidade levou uma bela mensagem aos casais e aos fiéis presentes. A celebração foi presidida por Pe. João Batista Irias dos Santos e concelebrada por Pe. Bruno Henrique Silva Cunha. Foi apresentado como preâmbulo como Pe. Gaspar Bertoni celebrava esta festa na sua Paróquia  e como entrou nos costumes e devoção para a Congregação que ele fundara. A aliança dele com Jesus e como desejava que espiritualidade e mística da Congregação estivessem ligadas ao amor esponsal de José por Maria e de ambos por Deus. Um os momentos de grande simbolismo foi a apresentação do Ícone do casamento, a música e as orações conduzidas pelos casais. Mesmo sendo no meio da semana a Igreja estava enriquecida por numerosos fiéis. Num clima festivo foi concluída a celebração, que com certeza foi muito edificante, além do Mistério celebrado o significado dessa bela espiritualidade, para a Congregação e para a Igreja de Cristo.

        Em Goiânia-GO, Pe. Adauto Oliveira Santos celebrou a Festa do Esponsalício de Maria e José, com a Santa Missa na casa dos nossos paroquianos Eugênio e Selva que também celebravam os 32 anos de vida matrimonial. A Cerimônia foi simples, junto aos irmãos das Diaconias.

        Em Luziânia-GO. Numa bonita e festiva celebração, comemorou-se a festa dos Santos Esposos. A celebração foi realizada no Santuário Santa Luzia, e foi presidida por Pe. Eriberto Xavier dos Santos, sendo coordenada pelas Pastorais e Movimentos que trabalham com a família, a saber: Pastoral Familiar, ECC, Equipes de Nossa Senhora, além do Curso de Preparação para Noivos e Pastoral do Batismo.

        Mais de cem casais e muitos fiéis participaram da celebração. Logo após a homilia, os casais fizeram a renovação dos compromissos Matrimoniais. Parabéns às famílias e aos casais participantes. Que os Santos Esposos os abençoem e os proteja.

        Em Morrinhos-GO, a Festa do Esponsalício de Maria e José, foi celebrada no dia 23 de janeiro, na Diaconia Santos Esposos. Estiveram presentes um grande número de Leigos e Agentes de Pastoral, bem como, dos Leigos Estigmatinos das duas Paróquias. No final, realizaram a renovação das promessas matrimoniais mais de sessenta casais.

        Foi realizado, também,  o envio da folia em Louvor aos Santos Esposos, marca cultural de Morrinhos, que conta com um expressivo número de foliões.

        No Rio de Janeiro-RJ, a Festa do Esponsalício de Maria e José, foi celebrada solenemente, no domingo, dia 20 de janeiro, em todas as quatro Missas do Santuário Santa Edwiges.

        Duas foram às motivações para anteciparem esta festa para o domingo vizinho ao dia 23 de janeiro, data oficial desta comemoração: a primeira foi à boa participação dos fiéis, a segunda, a grande oportunidade de partilhar, renovar as promessas matrimoniais e abençoar todos os casais presentes em nossas liturgias. A celebração se deu da seguinte forma:  o Santuário estava ornado com o quadro dos Santos Esposos, lembrando a importância desta festa para a Comunidade e toda a Família Estigmatina, Padres, Religiosos e Leigos. Cada Equipe de celebração destacou a riqueza da Espiritualidade Esponsal nas Motivações e Cânticos. Ao final da Santa Missa, os Padres convidaram os Casais para se colocarem no centro do Santuário exortando-os a continuarem a viver as propriedades essenciais do matrimônio: Unidade e Indissolubilidade com abertura para a fecundidade. Ainda lembrou os valores da fé, oração, perseverança e diálogo em casa, como aspectos constitutivos da vida esponsal e familiar. No final, houve a bênção especial para todos os representes. Rogamos aos Santos Esposos, que intercedam a Deus o celeste esposo, copiosas Bênçãos sobre os casais e todas as famílias.

        Em Várzea Grande-MT, a Paróquia Santa Edwiges, em comemoração à Festa dos Santos Esposos, Maria e José, Patronos da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, se mobilizou para celebrar a Solenidade dos Santos Esponsais. Foi realizada uma reunião no dia 12 de janeiro de 2019, às 16 horas, com os Coordenadores Paroquiais dos Leigos Estigmatinos, música, liturgia, MESCE, acólitos e Pastoral Familiar, juntamente com o Pároco Pe. Edson Márcio Pereira. De forma dinâmica e harmoniosa, foi planejado e preparado todo o espaço litúrgico e celebrativo.

        No dia 23 de janeiro, às 19h30, foi celebrada a Missa Solene dos Santos Esposos, na Matriz, onde houve ótima participação dos paroquianos. Estiveram presentes cerca de quatrocentas pessoas, dentre os quais, cento e cinquenta eram casais. O presidente da celebração, Pe. Edson fez a Benção e Renovação do Matrimônio dos casais, com a belíssima dinâmica das rosas, onde o esposo ofereceu uma rosa à sua esposa.

        Viver a Espiritualidade dos Esponsais é momento de graça e alegria para todos nós Estigmatinos e, em especial, para as nossas famílias. Desse modo, a Paróquia Santa Edwiges se empenha em realizar uma linda Celebração Eucarística, com organização e preparação, para bem celebrarmos.


PROGRAMAÇÃO COMUNITÁRIA

        No início do ano, todas as nossas casas são convocadas a prepararem a Programação Comunitária em que são focalizados os vários setores de atividade de toda a Comunidade e quando é feito o preventivo econômico para o ano todo. Para tanto, é bom conservar em dia todos os documentos da casa.

        A programação é importante porque envolve todos os confra­des da Comunidade, tornando cada um corresponsável pelo que foi programado e decidido.

        As Comunidades são convidadas a se empenhar, seriamente, para prepararem essa Programação Comunitária, tendo o compromisso de enviá-la à Cúria Provincial até o dia 05 de março de maio de 2019 para sua aprovação.

        Esperamos o empenho e o esforço de cada um para que esse documento seja preparado dentro do tempo estipulado. Um vivo agradecimento à boa vontade e atenção de todos os confrades. Que Deus os abençoe e os proteja sempre.


“Conhecimento muito vivo, durante e depois da oração, da imensa dívida que vincula cada um de nós a Deus por causa da criação e da redenção.” (M. P. 28.09.1809)

“Uma coisa é primordial: a pobreza; depois, todas as outras virtudes. Logo, não se pode negligenciar nem as menores coisas, nem se pode demorar em acolher as inspirações.” (Em relação às obras). (M. P. 23.07.1809)

“Nada realizar a não ser pela glória de Deus e por Seu Amor. Só assim haverá o desprezo do mundo… e eliminação dos vícios.” (M. P. 14.07.1809)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *