Informativo Mensal – Abril de 2019

Informativo Mensal - Ano XL - n.º 524 - Abril 2019

PENSAMENTO DO MÊS

      Completados, nos dias anteriores, os eventos da Paixão, que realizaram nossa redenção, celebramos hoje a Páscoa. Estamos alegres porque também ressuscitamos com Cristo, caminhando na vida nova e desejando, como os discípulos, ver Jesus na Galiléia.

        Do temor e da contrição, passamos agora, com firmeza, à confiança na divina misericórdia. Da alegria do século e consolação do mundo estamos nos elevando – pela compunção e recolhimento, conforme Deus deseja – a uma santa e devota exultação e a um vibrante júbilo espiritual no Espírito Santo. Por isso, não nos causa tristeza a lembrança das culpas passadas. Pelo contrário, muito mais nos alegra e anima o desejo dos prêmios eternos. Felizes somos nós, portanto, que vivemos hoje a experiência da alegria.

        Vamos procurar, então, dar continuidade à nossa caminhada para o céu. Atinjamos a meta feliz cujo rumo tomamos, sem retroceder um passo sequer nem mesmo volver o olhar para esta mísera terra, da qual temos que nos desapegar.

        “Se ressuscitastes com Cristo [proclama solenemente S. Paulo], buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus; cuidai das coisas do alto, não do que é da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3,1-3)

A Gramática de Pe. Gaspar


ANIVERSARIANTES

07 – Pe. Vicente Ruy Marot

10 – João Paulo Teixeira Silva (Estudante do Propedêutico)

15 – Jonathan Borges Cunha (Professo Temporário)

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

07 – Pe. Adauto Oliveira dos Santos (2016)

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 18/04/1993 – Pe. Isidoro Stênico, CSS

† 13/04/2005 – Pe. Antônio Bicho Filho, CSS

† 13/04/2015 – D. Antônio Alberto G. Rezende, CSS


REUNIÃO DOS CONSELHOS PROVINCIAIS BRASILEIROS

        Estiveram reunidos em Brasília, na cede do CEP, os dois Conselhos Provinciais, das Províncias Brasileiras. Após um longo período que não se reuniam, foi agendado para esse dia, da Festa de nosso Patrono, um Encontro fraterno com a intenção de maior aproximação entre Províncias. Esse foi um tema debatido com a preocupação do distanciamento num momento em que precisamos nos unir para nos fortalecer nos aspectos da Estigmatinidade, da Pastoral, da Promoção Vocacional e da Missão.

        Na ocasião, foram tratadas outras temáticas pertinentes como, a abertura do Seminário Internacional em Verona; Noviciado Interprovincial; possível criação de uma casa de Teologia Interprovincial em Belo Horizonte-MG; procedimento comum entre as Províncias, em casos de escândalos por parte de confrades.

        Ficou acordado que faremos uma experiência de Missão Interprovincial. Em 2020 os Missionários da Província Santa Cruz estarão presentes na Diocese de Itumbiara-GO, em local a ser definido, para participar da Missão Popular conosco, e em 2021 nós nos deslocaremos, com nossos Missionários Leigos, Diáconos e Seminaristas, para participar da Missão, em alguma Paróquia da Província.


FESTIVIDADE DE SÃO JOSÉ

     Na noite, do dia 19, foi celebrada Missa da Festa de São José presidida pelo Superior Provincial da Província São José, Pe. Adriano José dos Santos e concelebrada pelos confrades da Província Santa Cruz, Comunidade local de Brasília-DF, Pe. Jarbas Rodrigues Matos, o professo Alef Miguel Ramos dos Santos e o professo Márcio Ivan Carneiro Gondim que, na celebração, realizou a segunda renovação dos votos de pobreza, castidade e obediência. O Pe. Jordélio Siles Ledo proferiu, na homília, bonitas palavras sobre a nobreza de São José e o sentido da sua vida e da sua missão, que devem nos inspirar a viver nossa vida cristã, nos dias de hoje.

        Após a celebração, foi oferecido um suculento jantar com carne assada, bebidas e bolo, tudo organizado pela Comunidade de Brasília a quem manifestamos nossos agradecimentos. Agradecemos também as presenças de nossos confrades: Pe. Jordélio Siles Ledo, Pe. Gilberto Dias Nunes, Pe. Valmir Cardoso Vieira, Pe. José Tadeu Aguiar Lima e Pe. Elísio Pereira da Anunciação Filho, pela presença e pelo esforço de estarmos reunidos para partilharmos a nossa vida,
como religiosos estigmatinos.


REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

Aconteceu em Brasília, na sede do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP), no dia 20 de março, mais uma reunião ordinária do Governo de nossa Província. Na foram debatidos e encaminhados os temas seguintes:

a) Analisou e aprovou os PVC`s das Casas de Formação de Goiânia (Propedêutico e Filosofia) e de Belo Horizonte (Teologia);

b) Analisou e aprovou as Programações das Comunidades;

c) Analisou e aprovou os pedidos e Projetos de Reconstrução do telhado do Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Morrinhos e construção da Sala dos Milagres e Velário no Santuário de Nossa Senhora da Abadia de Uberaba;

d) Preparou o Balancete de 2018 e o Preventivo para 2019 a ser enviado para aprovação à Cúria Geral;

e) Repassou a Agenda do CEP e partilhou os encaminhamentos para a Missão na Diocese de Itumbiara-GO, esse ano, nas Cidades de Buriti Alegre (GO) e Água Limpa(GO);

f) Confirmou os Assessores da Formação Permanente e Retiro anual para 2020: respectivamente Pe. Isaac Celestino de Assis, (Sínodo da Juventude) e Dom Anselmo Chagas de Paiva, OSB. A data será de 03 a 10 de janeiro de 2020, no Centro de Convenções Israel Pinheiro.

        Roguemos a Deus, pela intercessão do Fundador, que todo esforço e empenho de toda a Província e de cada um em particular, possam produzir os frutos desejados, para o bem da Congregação e da Igreja.


ENCONTRO DAS EVP’s

      Nos dias 16 e 17 de março de 2019, cerca de vinte Animadores (as) Vocacionais, se reuniram para o Encontro Anual das Equipes Vocacionais Paroquiais, da Província São José, na sede do Centro Estigmatino de Pastoral. Destaca-se também a presença do Pe. Valdomiro Alves Barbosa, que acompanha a EVP de Morrinhos-GO. Após o café e a oração inicial, o Professo Wesley Souza Dias Barroso e o Pe. Divino Pereira Caixeta fizeram a acolhida a todos os participantes dirigindo-lhes palavras de encorajamento. Em seguida, passou-se a um momento de apresentações. A temática abordada, este ano, foi uma exposição do texto- base do 4º Congresso Vocacional do Brasil: “Vocação e Discernimento”, que tem como lema: “Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos!” (Sl 25,4).
No período da manhã, Pe. Divino Pereira Caixeta tratou da primeira parte do texto: “Caminhada da Pastoral Vocacional: Contexto e Memória”. Ainda no período da manhã, o Professo Wesley Souza Dias Barroso tratou da segunda parte do texto: “Iluminação Bíblica e Teológica”.

        No período da tarde, o Professo Waldivino Marques Gomes Neto, tratou da terceira parte do texto: “Indicações para um caminho de discernimento vocacional”. Terminando a explanação do texto-base, Pe. José Romualdo Degásperi dirigiu ao grupo, breves e sábias palavras. Em seguida, foram feitos trabalhos em grupo. O dia encerrou-se com uma Hora Santa Vocacional.

        No domingo, às 7h30, participaram da Celebração Eucarística presida por Pe. Divino Pereira Caixeta e concelebrada por Pe. Valdomiro Alves Barbosa, na Capela do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP). Após o café, refletiu-se a mensagem do Papa Francisco para o 56° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, IV Domingo da Páscoa, Festa do Bom Pastor. Cada equipe partilhou o plano de trabalho executado no ano de 2018, e os Planos de Ação para 2019. Depois, o Professo Wesley Souza Dias Barroso apresentou o processo de Nucleação e acompanhamento Vocacional, a relação dos Vocacionados de nossa Província, agenda de visitas vocacionais e alguns encaminhamentos. O encontro encerrou-se com um apetitoso almoço.

        O Serviço de Animação Vocacional da Província São José, agradece a cada Nucleador Vocacional local que têm acompanhado, com esmero, as Equipes Vocacionais e encaminhado os Animadores (as) Vocacionais Leigos (as) para a participação deste Encontro de Aprofundamento e Planejamento Vocacional. Agradece também ao CEP, na pessoa de seu Secretário Executivo Pe. Isaac Celestino de Assis. Continuemos acreditando neste serviço de Animação das Vocações para uma Igreja em saída. Estende-se fraternal agradecimento aos seminaristas, que com zelo, preparam os momentos de espiritualidade e de convivência. Muito obrigado a todos (as)! Unidos por uma Igreja de Comunhão e Participação. Rezemos pelas Vocações.


OFÍCIO DE AUDITOR

       O Pe. Ruy Félix Carmo Primo foi convidado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, para exercer o Ofício de Auditor no Tribunaç Eclesiástico Interdiocesano de Apelação do Rio de Janeiro. Tratava-se de um trabalho técnico, que ele vai desenvolver em nome da Província e para o bem da Igreja, diante da sua capacidade e competência nessa área a que se dedica há tantos anos. Ao Pe. Ruy Félix nossas congratulações e o desejo de um profícuo trabalho junto à Arquidiocese.


CARTA CONVOCATÓRIA

        Irmãos e irmãs, membros das Equipes Missionárias das Paróquias e obras da Província São José, saúde e paz!

        Desejo re-encontrá-lo (a) animado (a) para mais este ano de testemunho missionário. Agradeço desde já, sua persistência neste nosso serviço, em prol da evangelização, para e na Igreja. É com o intuito de formar, com excelência, os cristãos leigos (as), que chegamos até vocês, por meio desta carta-convocação, para o nosso fiel Encontro Anual das Equipes Missionárias Paroquiais. Sinta-se, muito bem-vindo (a) ao nosso ENCONTRO. Esperamos, pelos menos, dois líderes de cada Equipe Missionária de nossas Paróquias e Obras. Sua presença é indispensável.

Informações Importantes:

Data: 06 e 07 de abril de 2019.

Horário de Chegada: Sexta-feira, dia 05/04/2019 (tarde/noite)

Horário de Início e Encerramento: O encontro terá inicio às 08 horas, com o café da manhã, e terminará com o almoço às 12 horas.

Local do Encontro: Centro Estigmatino de Pastoral, localizado em SGAS 905 Sul, Lote 1 Asas Sul Brasília – DF 70390-050

OBS.: Não se esqueçam de trazer para nosso encontro, muito entusiasmo e disposição. Além da Bíblia, material de anotação e outros que julgarem necessário. Confirme sua presença até o dia 01 de abril pelo e-mail: cep@estigmatinos.org.br ou pelo telefone do Assessor Provincial Pe. Fernando de Assis Queiroz, CSS, (64) 98133-2000.


FALECIMENTO

        No dia 07 de março de 2019, faleceu em Uberlândia-MG, a Sra. Maria Ordália Carneiro Gondim, viúva de Vicente Gondim, mãe do nosso confrade Márcio Ivan Carneiro Gondim. Deixou: 7 filhos, 14 netos e 7 bisnetos. A causa da morte foi natural. Ao Márcio Ivan nossas condolências e o conforto de Deus nessemomento.


AGENDA PROVINCIAL – ABRIL DE 2019

DIAS – ATIVIDADES

06 e 07 – Encontro Provincial das Lideranças Missionárias, no CEP, em Brasília-DF;

18 – Quinta-feira Santa;

19 – Sexta-Feira Santa;

21 – Páscoa do Senhor;

25 e 26 – Assembleia da UBEC, em Brasília-DF;

27 e 28 – Encontro Provincial das Lideranças Juvenis, no CEP, em Brasília-DF;

30 – Reunião do Colegiado Gestor do CEP, em Brasília-DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *