Informativo Mensal – Abril de 2018

PENSAMENTO DO MÊS

        “Vinde comer” (Pr 9,5), assim nos convida o Senhor. Eis a mesa que apresento a vós, peregrinos e exilados aqui na terra. Eu vos preparo o mesmo alimento, do qual se nutrem os anjos e os bem-aventurados no céu. “Tomai, comei, isto é o meu corpo; bebei dele todos, pois este é o meu sangue” (Mt 26,26s). Com eles, resgatei-vos de vossos pecados e da escravidão de vossos inimigos.

        Contemplai os sofrimentos e a morte que me custaram, para vos preparar esta mesa. O melhor modo de expressar vossa gratidão, é o de corresponder ao meu desejo, aproximando-vos habitualmente dela. A quem ireis para receber vida, se não vierdes a mim, que sou o único que a pode dar? Quem vos poderá dar paz de espírito ou saciar os desejos do coração, senão eu, que sou vosso princípio e último fim? Eu sou Pai, Mestre, Amigo, Irmão. Se vós estais enfermos, sou também vosso Médico e vossa Saúde. E, um dia, vossa Bem-aventurança e Glória.

        Se eu me sentasse aqui num trono, com todo o esplendor de minha majestade, iria compreender vossa timidez. Mas, se estou escondido no Sacramento e totalmente familiarizado com os homens, por que não vos aproximais, com toda confiança, sabendo que a minha delícia é a de estar convosco?

        Quem de nós não gostaria de ouvir tais palavras amorosas e acolher tão agradável convite no mais profundo do coração? Bem-aventurados os que ouvem a palavra divina. Duplamente bem-aventurados se a guardarem, para observá-la.

A Gramática de Pe. Gaspar.


ANIVERSARIANTES

07 – Pe. Vicente Ruy Marot

10 – João Paulo Teixeira Silva (Estudante do Propedêutico)

15 – Jonathan Borges Cunha (Noviço)

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO

03 – Pe. Adauto Oliveira dos Santos (2016)

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO

† 18/04/1993 – Pe. Isidoro Stêncio, CSS

† 13/04/2005 – Pe. Antônio Bicho Filho, CSS

† 13/04/2015 – Pe. Antônio Alberto G. Rezende, CSS


REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

        No dia 21 de março de 2018, reuniu-se o Conselho Provincial da Província de São José na sede do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP), em Brasília-DF. Na ocasião, foram elencados e debatidos os seguintes temas:

a) Situação econômica da Província. diante das demandas e necessidades que nos comprometem financeiramente;

b) Posição dos imóveis das Associações: ASPLA e AMBE referente aos alugueis e a tímida melhora no campo imobiliário;

c) Encaminhamentos para a segunda fase do XIV Capítulo Provincial, de 07 a 11 de maio, em Brasília DF;

d) Estudo de viabilidade financeira e econômica para uma possível ampliação da sede do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP) a fim de atender melhor as necessidades pastorais da Província;

        Rogamos a São José, Patrono de nossa Província, que zele pelos seus membros e pelas atividades pastorais, para que sejam, de fato, colaboradoras no crescimento eclesial e na colaboração da implantação do Reino desejado por Jesus de Nazaré.


INSTALAÇÃO DO POLO DA UBEC

        A Província São José, em Parceria com a UBEC, está prestes a concretizar um desejo antigo, o de ter uma atividade educacional, ligada à Universidade Católica de Brasília, em Morrinhos-GO.

        Após um estudo técnico, financeiro e econômico, decidiu-se pela instalação de um Polo de Educação à Distância – Católica EAD, nas dependências do Ginásio Senador.

        Trata-se de uma sala moderna, que segue um padrão estabelecido, onde os alunos terão todo um suporte técnico e interativo para estudar e realizar as provas dos cursos.

        O polo iniciará seu funcionamento a partir do mês de maio, e a inauguração oficial, será no dia 14 de maio, às 19 horas. Estendemos o convite a todos, para que prestigiem esse momento importante de crescimento de nossa Província.

        Para maiores informações sobre os cursos e modalidades de ingresso, pode-se acessar o site: www.ead.catolica.edu.br.


PROJETO MISSÃO DIOCESE DE ITUMBIARA

        No dia 03 de março de 2018, foi realizado, no Centro Pastoral da Cidade de Cromínia, o Encontro com as Lideranças das Cidades de Cromínia, Mairipotaba e Professor Jamil, assessorada pelos Pe. Fernando de Assis Queiroz e Pe. Alexsandro Ribeiro Nunes, no intuito de abrir as Missões que acontecerão no mês de Julho. Apesar do recente falecimento do então pároco local, Pe. Francisco Álvaro Ceron css., foi um momento muito rico de partilha de espiritualidade, e acima de tudo, de participação. Todos os presentes se entusiasmaram e aderiram, à missão que irá acontecer nos dias 22 a 29 de julho nas três cidades.

        Dando prosseguimento à preparação para a Missão Popular Estigmatina 2018, no dia 11 de março foi celebrada, na Paróquia Santa Barbara – Cromínia-GO, com representantes das Paróquias das Cidades de Mairipotaba e Professor Jamil, a Santa Missa de abertura oficial da Missão e envio das Equipes Missionárias, presidida Pelo Pe. Fernando de Assis e concelebrada pelo Pe. Divair Bento.

        No dia 17 de março, no Centro Pastoral da Paroquia Santa Bárbara, aconteceu a primeira Formação para MPE 2018. Foi Assessorado pelo Pe. Alexsandro, que conduziu o tema Teologia da Missão. Estiveram presentes representantes das três Paróquias, aonde acontecerá a Missão.

        Nos dias, 07 e 08 de Abril, acontecerá, no Centro Estigmatino de Pastoral (CEP), o II Encontro Anual com as Equipes Missionárias Provincial. Um momento para avaliar a caminhada Missionária da nossa Província e expor o Projeto Missão, da Diocese de Itumbiara.


ENCONTRO ANUAL DAS EVP’S

        Nos dias 10 e 11 de março de 2018, cerca de vinte animadores/as vocacionais, se reuniram, na sede do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP), em Brasília-DF, para o Encontro anual das Equipes Vocacionais Paroquiais da Província São José, sob a temática do documento preparatório do Sínodo da Juventude: “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. Estiveram ausentes os líderes vocacionais das Paróquias: Nossa Senhora de Fátima de Palmas-TO; Nossa Senhora das Graças e Sagrados Estigmas e Santo Expedito de Goiânia-GO; Santíssima Trindade de Goiatuba-GO e Divino Pai Eterno de Panamá-GO.

        Após o café da manhã e a oração inicial, Pe. Romualdo fez a acolhida a todos os participantes, dirigindo-lhes palavras de encorajamento e perseverança no serviço de Animação Vocacional. Após a apresentação dos participantes, Pe. Isaac envolveu os presentes na primeira e segunda parte do documento. No período da tarde, Ir. Wesley Dias apresentou a terceira parte. Com o documento apresentado, cada Paróquia produziu um cartaz, a partir da pergunta: A partir de uma iluminação bíblica, como acolher os jovens hoje? Após o jantar, houve um momento vocacional diante do Santíssimo.

        No domingo, após o café da manhã, cada grupo apresentou o resultado dos trabalhos feitos no dia anterior. Em seguida, o seminarista Filipe, explanou a mensagem do Papa Francisco para o 55° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, IV Domingo da Páscoa, Festa do Bom Pastor. Depois, cada Equipe partilhou o plano de trabalho executado em 2017. Por fim, Pe. Isaac e Ir. Wesley apresentaram o processo de nucleação/acompanhamento vocacional, agenda de visitas vocacionais e alguns encaminhamentos. O encontro encerrou-se com a Celebração Eucarística na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, presidida por D. Marcony Vinícius Ferreira, Bispo Auxiliar
de Brasília, seguida de um apetitoso almoço e despedida.

        O Centro Estigmatino de Pastoral agradece a cada Nucleador Vocacional local, que têm acompanhado, com esmero, as Equipes Vocacionais e encaminhado os animadores/as vocacionais leigos/as para a participação deste encontro de aprofundamento e Planejamento Vocacional. Continuemos acreditando neste serviço de Animar as Vocações, para uma Igreja em saída. Estende-se fraternal agradecimento aos seminaristas, que com zelo, preparam os momentos de espiritualidade e de convivência. Muito obrigado a todos/as. Unidos por uma Igreja toda Vocacional.


REUNIÃO DA EQUIPE PROVINCIAL DE ASSESSORIA JUVENIL

        Nos dias 17 e 18 de março de 2018, se reuniram, na sede do CEP em Brasília-DF, alguns membros da Equipe Provincial de Assessoria Juvenil da Província São José, a saber: Bruna Paola, de Vinhedo-SP, Tiago Bicalho de Belo Horizonte-MG, Ir. Alef Miguel, Ir. Vitor Borges e Pe. Isaac Assis e a Equipe Provincial de Assessoria Juvenil da Província Santa Cruz nas pessoas de: Jackeline, Ir. Alex e Diácono Erikson. No primeiro dia, após o café da manhã e do momento de acolhida e apresentação, seguiu-se para a organização da aba no site da Província São José, correspondente ao III EIJE, bem como do primeiro vídeo correspondente. Pela tarde, se detalhou e encaminhou sobre as diversas tarefas das nove comissões do III EIJE. Encerrou-se o dia: com a Missa, uma peça teatral e um momento lúdico.

        No segundo dia, as equipes dialogaram sobre os diversos projetos e sonhos em comum em vista das juventudes confiadas aos estigmatinos no Brasil. A reunião encerrou-se com um apetitoso almoço e com muitas expectativas, esperanças e compromissos. Que o apóstolo da juventude São Gaspar Bertoni, interceda pelo trabalho de acompanhamento, evangelização e protagonismo dos jovens confiados aos missionários estigmatinos, em terras de Santa Cruz.


ENCONTRO ANUAL DOS PÁROCOS E VIGÁRIOS

        Nos dias, 19 e 20 de março de 2018, cumprindo a Agenda do Centro Estigmatino de Pastoral, os padres: Adauto Oliveira dos Santos, Adriano José dos Santos, Divino Alves Pereira da Silva, Eriberto Xavier dos Santos, Fernando de Assis Queiroz, Helenes Oliveira de Lima, Idelfonso Braz dos Santos, Isaac Celestino de Assis, Jarbas Rodrigues Matos, João Batista Irias dos Santos, José Ailton Teodoro, Josinaldo Filomeno da Silva, Vicente Ruy Marot, José Romualdo Degásperi, Silvanir Fagundes de Oliveira, Silvino Caixeta da Silva, Valdomiro Alves Barbosa, Wenderson da Silva Nascimento e Ir. Márcio Ivan Carneiro Gondim participaram do Encontro Anual de Qualificação Pastoral dos Párocos e Vigários Paroquiais Estigmatinos, da Província São José, na sede do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP), em Brasília-DF.

        Na tarde do dia 19, Pe. Eriberto explanou sobre o ano do laicato, seus desafios e perspectivas pastorais. Em seguida, Pe. Isaac apresentou o andamento do III Encontro da juventude estigmatina a ser realizado em Brasília-DF, de 14 a 21 de janeiro do ano de 2019. À noite, na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, sob a presidência do Superior Geral Pe. Rubens Sodré Miranda, celebrou-se com toda a comunidade, a solenidade de São José, Patrono da Igreja Universal e da Província. Nesta ocasião. O professo temporário Márcio Ivan Gondim, renovou, por mais um ano, os votos de Pobreza, Obediência e Castidade, já emitidos na Congregação Estigmatina. Em seguida, houve uma confraternização Provincial.

        No dia 20, após o café da manhã e oração das Laudes, Pe. Luiz Eduardo Baronto, Pároco da Catedral de São Paulo e professor na FAPCOM e Faculdade São Judas explanou sobre o sentido da homilia na liturgia. O CEP agradece aos assessores Pe. Eriberto e Pe. Baronto, pela disponibilidade em servira à Igreja pelo testemunho de fidelidade e doação.

        O Centro Estigmatino de Pastoral espera ter, na linha de prestar um serviço incomum, próprio do estigmatino, contribuído com a qualificação dos Párocos e Vigários Paroquias presentes, bem como ter auxiliado para a unidade e comunhão da Província. O CEP agradece o envolvimento de todos os presentes na dinamicidade do encontro. No mais, a Província/CEP espera que as homilias sejam alimento e fonte de frutos para a vida de nossas comunidades.


VOGAIS DO XIV CAPÍTULO PROVINCIAL

        No dia 20 de março, no Centro Estigmatino de Pastoral, em BrasíliaDF, com a presença dos Padres: Rubens Sodré Miranda, Superior Geral, José Romualdo Degásperi, Vigário Provincial, Jarbas Rodrigues Matos, Eriberto Xavier dos Santos, José Aílton Teodoro, Idelfonso Braz dos Santos, Josinaldo Filomeno da Silva, Wenderson da Silva Nascimento, João Batista Irias dos Santos, Valdomiro Alves Barbosa, Fernando de Assis
Queiroz, Adauto Oliveira dos Santos, Silvino Caixeta da Silva, Divino Alves Pereira da Silva, Vicente Ruy Marot e Adriano José dos Santos, para realizar a conferência dos envelopes das Comunidades da Província, contendo os votos de cada confrade, referente à indicação de nomes para o cargo de Superior Provincial, para a segunda Fase do XIV Capítulo Provincial. Às 8h30, reuniram na capela interna e foram recitadas as Laudes, em seguida os padres Adriano e João Irias abriram os envelopes maiores e, diante dos presentes, fizeram a conferência tanto dos envelopes como das atas. Registrou-se a ausência do envelope do Pe. Ruy Félix Carmo Primo, que se encontrava em viagem.

        Em seguida, os envelopes, contendo os votos para o cargo de Superior Provincial, foram colocados em um envelope maior e enviado à Cúria Geral.

“É tempo de renovar sonhos, convicções e atitudes. Deixe este espí-
rito de renascimento tomar conta de você”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *