Participantes do I Encontro de Convivência

I ENCONTRO VOCACIONAL DE CONVIVÊNCIA

        Nos dias 04 e 05 de maio de 2019, aconteceu no Seminário São José, em Goiânia-GO, o I Encontro Vocacional de Convivência que contou com a participação de 12 vocacionados: Alexandre Gomes de Morais, de Anápolis-GO; Adilton Luiz Martins, de Brasília-DF; Gabriel dos Santos Monteiro, de Uberaba-MG; Ismael da Silva Filho, de Pirapora-MG; Igor Ribeiro de Souza, de Pirapora-MG; Jairo de Macedo, do Rio de Janeiro-RJ; João Pedro de Oliveira, de Uberaba-MG; João Paulo Teixeira Silva, de Morrinhos-GO; Lucas Vinicios Soares da Silva, de Araguaína-TO; Rafael José Ferreira da Silva, de Uberaba-MG; Raul Novais Martins, de Luziânia-GO; Thiago Marques de Souza, de Itumbiara-GO; os quatro seminaristas da Filosofia: Antônio Magno, Filipe Cezar de Souza Martins, Robson da Silva Ribeiro e William da Silva Oliveira; os seminaristas do propedêutico: Cleuton Rodrigues Gonçalves; Jhonata Leandro Lopes; o Seminarista da Teologia: Rafael Arcanjo Damásio Silveira Filho; o Animador Vocacional da Província: Professo Wesley Souza Dias Barroso, o Professo Waldivino Marques Gomes Neto, os formadores: Pe. Divino Pereira Caixeta, Pe. Bruno Henrique Silva Cunha.

        O encontro teve como tema: “Vocação e Discernimento: Mostra-me Senhor os Teus caminhos”, sendo assessorado pela Equipe Provincial Vocacional, Equipe de Formação e com o auxílio da Psicóloga Daniela Bernardes Pereira do Carmo de Uberaba-MG. No sábado, após o café e oração conduzida pelos seminaristas de Goiânia, foi feita uma acolhida pelo Professo Wesley Souza Dias Barroso e pelo Vigário Provincial e Conselheiro da Formação, Pe. Divino Pereira Ceixeta. Após a acolhida aconteceu a apresentação dos participantes, com uma dinâmica feita pela Drª Daniela Bernardes. Dando continuidade, o Professo Wesley Souza Dias Barroso abordou a Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial de Oração pelas vocações: A coragem de arriscar pela promessa de Deus; em seguida propôs um trabalho em grupo. O período matutino encerrou-se com uma partilha a respeito da mensagem do Papa. No turno vespertino, a Psicóloga Daniela Bernanrdes propôs alguns momentos de convivência. Para encerrar o período da tarde, fizeram um passeio visitando a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges. À noite, no seminário, serviu-se o jantar, encerrando o dia com a Hora Santa Vocacional, momento muito bonito de oração pelas vocações. Após a Hora Santa, alguns vocacionados participaram dos Festejos na Paróquia Sagrados Estigmas de N. S. Jesus Cristo e Santo Expedito.

        No domingo, às 7h30, celebrou-se a Eucaristia no Seminário São José, presidida pelo Pe. Divino Pereira Caixeta, com uma bonita reflexão feita pelo Professo Waldivino Marques Gomes Neto e com a participação de alguns Leigos Estigmatinos e membros das EVPs. Após a Missa, foi servido um apetitoso café da manhã. Depois, o seminarista Rafael Arcanjo falou sobre a Congregação: Quem é São Gaspar Bertoni? Espiritualidade, Carisma, Devoções, Província, e propôs um trabalho em grupo. Após a apresentação dos resultados do trabalho em grupo, o Professo Wesley Souza Dias Barroso falou de questões práticas, como as visitas que deverão ser feitas à família de cada vocacionado, a importância da nucleação vocacional junto à comunidade local, a participação ativa na Paróquia a que pertencem. O Professo Wesley Souza Dias Barroso e o Professo Waldivino Marques Gomes Neto fizeram seus agradecimentos. Fez-se uma avaliação do encontro onde cada um se manifestou. O encontro encerrou-se com um delicioso almoço.

        O Serviço de Animação Vocacional agradece à Província São José pela confiança, às EVPs e aos Leigos Estigmatinos da Província pela generosidade e orações, à Comunidade Religiosa de Goiânia pela Estigmatinidade e ao Seminário São José pelo testemunho de acolhida. Tudo feito com muito esmero! Um agradecimento especial à Dona Joaninha da cidade de Corinto-MG e ao Sr. Júlio de Uberaba-MG, que muito contribuem com a Promoção Vocacional da Província. Que São Gaspar Bertoni, modelo do Santo Abandono, ajude cada um de nós a despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações. Que a intercessão dos Santos Esposos nos mantenham fiéis e unidos no mesmo carisma.

Veja abaixo como foi alguns momentos do encontro:

1 Comment

  1. O I Encontro Vocacional Estigmatino – Província São José foi uma experiência muito rica. Já estamos nos preparando para o nosso II Encontro nos dias 24 e 25 de agosto, no Seminário São José, em Goiânia-GO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *