FESTA DOS SANTOS ESPOSOS MARIA E JOSÉ

Os Santos Esposos, Modelos de Amor Conjugal

 

 

Vós, casais, quereis uma norma, em vosso estado de vida, que vos ensine a tornar verdadeiramente felizes todos os dias de vossa vida? Imitem os Santos Esposos. Qual o ponto de união que tão estreitamente aproximava o coração de Maria a José, o de José a Maria e o de ambos a Jesus? A caridade.

A caridade impelia José a nada economizar para poder ajudar a esposa e dar-lhe todo conforto possível, a trabalhar incansavelmente para poder suprir com seus ganhos as necessidades da família, a venerar a esposa e cuidar dela com carinho, empenho e dedicação.

A caridade também impelia Maria, embora por dignidade fosse imensamente superior, a respeitar José como o chefe da casa; a estar perfeitamente sujeita e obediente ao esposo, mesmo sendo ela a senhora do céu e da terra; a sobrepujar em reverência e serviço todas as outras esposas; a cumprir com diligência as obrigações de consorte e de mãe. Sempre muito dedicada aos trabalhos manuais, jamais deixou de lado a aplicação esmerada à perfeição espiritual, procurando progredir nas virtudes, vivendo com o esposo de modo mais sublime do que no templo.

Essa mesma caridade concentrava os pensamentos, os momentos felizes e o coração de José e Maria em seu dileto filho, Jesus.

Aqui está delineado, ó cônjuges, à luz deste casal exemplar, o meio mais eficaz para uma vida matrimonial feliz: amor de caridade. Da caridade que não abre espaços para suspeitas, é inimiga dos ciúmes, foge das desavenças, dissipa os rancores, não se deixa enganar pelas aparências nem esmorecer pelo passar do tempo, mas tem como companheiras inseparáveis a fidelidade, a prudência, a benignidade, a paciência, a longanimidade, o decoro e a honestidade.

(Gramática de Padre Gaspar)

Nota
1 Venturini Inocente, Sermão em honra dos Esponsais de Maria com São José, Arquivo histórico

bertoniano, Série II, Pregações e Sermões sobre os Esponsais. Verona, 1992. p. 151s.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *